quinta-feira, 28 de julho de 2011

A Lenda da Água Grande é apresentada em São Paulo

O Balé Nacional de Cuba apresentou na quarta-feira, a peça "A Lenda da Água Grande, para um grupo de convidados, no Teatro Anhembi Morumbi, em São Paulo.
Contando a história do amor impossível entre Naipi e Tarobá, que tem como desfecho a formação das Cataratas do Iguaçu por um golpe do deus serpente M'Boy, em perseguição ao casal de amantes.

A cultura ancestral dos nossos povos originários sendo divulgada no Brasil e no mundo, já que a peça será apresentada no Canadá e na Europa, após a temporada brasileira que se encerra em São Paulo.

O Balé Nacional de Cuba, dirigido pela primeira dama do Balé Cubano, Alicia Alonso, tem reconhecimento mundial, ocupando lugar de destaque na cultura hispano-americana contemporânea. A companhia surgiu em 1948, tendo Alicia Alonso como principal fundadora e bailarina principal.

O tema foi proposto ao Balé Nacional de Cuba pela bailarina brasileira Taynã Mayara, sexta da esq. para dir., que estudava em Cuba. Casualmente me encontrei em Brasília com o Deputado Vicente Cândido, sétimo da esq. para dir., que me solicitou apoio ao grupo que visitaria nossa região para fazer as pesquisas visando a montagem da peça.

Lembrando que o Projeto foi coordenado pela Cooperativa Cultural Brasileira, que orientou todo o trabalho da pesquisa à captação de recursos para financiar as apresentações, já que no Brasil serão gratuitas para os alunos de escolas públicas de Brasília, Salvador e São Paulo.

Pela minha pequena participação neste projeto, recebi da Cooperativa Cultural Brasileira o Prêmio Amigo da Cultura.
Tive oportunidade de manifestar a gratidão dos povos da região trinacional pela deferência de termos nossa cultura regional divulgada por tão conceituada companhia. Também reafirmei o desafio de trazermos a apresentação para seu berço, aproveitando o evento para contatos com patrocinadores em potencial.

Da mesma forma solicitei apoio para a criação, em andamento, da Cooperativa Paranaense de Cultura, fortalecendo os movimentos existentes em nosso Estado, com ênfase em nossa região.  

Um comentário:

  1. Parabéns!
    Seria possivel um contato com a Cia de Dança, para verificarmos a possibilidade de agenda em trazermos o espetáculo para Foz do Iguaçu?
    Caso ncessário um patrocínio, não será difícil identificar instituições locais que teriam interesse em tal, a começar pela Itaipu, Cataratas S.A., rede hoteleira de Foz,entre outras.

    ResponderExcluir