terça-feira, 17 de maio de 2011

Projeto Plugado! receberá prêmio em Brasília

O projeto “Plugado – Canais Ligados na Cultura!”, mantido pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) de Itaipu e pela Casa do Teatro, receberá, nesta quarta-feira (18), o Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos, do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual de Crianças e Adolescentes.
  
A solenidade acontece às 9h, no Palácio do Planalto, em Brasília. O prêmio - uma estatueta desenhada pelo cartunista Ziraldo - será recebido pela diretora financeira executiva de Itaipu, Margaret Groff, e pela coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) da empresa, Gladis Mirtha Baez.
  
A premiação reconheceu o trabalho desenvolvido pelo ‘Plugado!’, com 40 adolescentes de bairros pobres de Foz do Iguaçu, onde existe incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude.

   


Jovens do Projeto Plugado!, parceria da Itaipu e da Casa do Teatro, premiado pelo protagonismo de crianças e adolescentes.
  
Os jovens, que estão aprendendo a ser agentes culturais, foram selecionados na categoria “Protagonismo de Crianças e Adolescentes” por repassar os conteúdos aprendidos na área de teatro e dança a 400 estudantes de escolas públicas de Foz do Iguaçu. Como incentivo, recebem uma bolsa mensal de R$ 100. O projeto é mantido há dois anos pelo PPCA e Casa do Teatro.  “O Plugado! trabalha na prevenção e coloca o jovem como protagonista do seu futuro através das práticas culturais”, afirma Mirtha Baez.
  
Tiago Andrade, de 16 anos, ensina teatro a um grupo de 20 meninos e meninas na escola onde estuda. “Nas sextas e sábados participo das atividades oferecidas pela Casa do Teatro e, durante a semana, divido o que aprendi com os meus colegas. Eu me sinto bem”, conta.
    


Tiago Andrade, ao centro, de braços abertos, e seus alunos: experiência de aprendizagem e multiplicação de cultura.
   
Mobilização
  
O prêmio faz parte da mobilização do “18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes".
  
Serão premiados também o Canal Futura, na categoria Boas Práticas; a Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Produção de Conhecimento; Wanderlino Nogueira Neto, em Cidadania, e a Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan) na categoria Responsabilidade Social. 
  
Em Foz do Iguaçu uma série de ações na região das três fronteiras marcará a data. A programação inclui uma mobilização de cerca de 400 adolescentes entregando material de conscientização e sensibilização na Ponte da Amizade, que liga Foz do Iguaçu e Ciudad del Este, no Paraguai, e uma abordagem a caminhoneiros na Estação Aduaneira do Interior (Eadi). O objetivo é chamar a atenção da comunidade ao problema. As atividades começam às 9h, na região da Vila Portes.
  
Neide Castanha
 
O Prêmio Neide Castanha destaca pessoas físicas e jurídicas que atuam na promoção e defesa dos direitos da criança e adolescentes no enfrentamento à violência sexual. O nome é em alusão à trajetória de luta de Neide Castanha, militante que foi referência no Brasil no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes. Neide morreu em 2010.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário