segunda-feira, 14 de março de 2011

Senadora faz palestras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher



Gleisi fala às mulheres que lotaram o auditório do Hotel Bella Itália, na sexta-feira (11), em Foz.
  
Mais de 400 mulheres participaram da palestra “A mulher nos espaços de poder – o papel da mulher no Senado Federal”, ministrada pela senadora Gleisi Hoffmann na noite de sexta-feira (11), no Hotel Bella Itália, em Foz do Iguaçu. Um pouco antes, a senadora fez outra palestra, em Medianeira, intitulada “Por uma cultura de paz e de não-violência doméstica e familiar”. Lá o encontro reuniu 600 mulheres. Ambos os encontros contaram com o apoio da Itaipu, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8.
    
Na abertura do evento em Foz, o assistente do diretor-geral, Joel de Lima, relembrou a trajetória da senadora na região. Em 2003, quando a Itaipu ampliou sua missão institucional, Gleisi era diretora financeira da binacional. “Com a sensibilidade de mulher, conseguiu colocar nas pautas de discussões temas como a saúde, equidade de gênero, proteção à criança e ao adolescente”, disse Lima. A senadora acrescentou: “Muito do que sou hoje, levei da experiência conquistada em Itaipu e nesta região”.

  

Joel de Lima relembrou a trajetória da senadora na região.
    
Mulher no Poder

      
A senadora incentivou as mulheres a buscarem seus espaços na política. Na avaliação de Gleisi, a maior participação feminina é uma tendência. “Temos uma presidenta e o maior número de mulheres na história do Senado Federal, com 12 senadoras”, destacou.
  
Com esta força, segundo Gleisi, as mulheres contribuirão para a reforma política. Para a senadora, o Brasil deve adotar medidas semelhantes às da Argentina e Chile, onde existem cotas para mulheres no parlamento.
    


Segundo a ex-diretora de Itaipu e hoje senadora, as mulheres já obtiveram muitas conquistas, mas ainda há muito por fazer.
   
Conquistas
    
Gleisi citou outras conquistas recentes das mulheres brasileiras. A aposentadoria para as donas de casa é uma delas. Em 2006, foi aprovada uma emenda reconhecendo os direitos do trabalhador doméstico e em seguida veio a Lei complementar 123/06, que previu a contribuição de uma alíquota de 11% para o tempo de contribuição, que deve ser de 15 anos.


Entretanto, não atendeu as mulheres mais idosas. Para beneficiar este público, Gleisi propôs, na semana passada, um novo projeto. Donas de casa, com mais de 60 anos contribuem por dois anos e depois, estão aptas a receber os benefícios da Previdência. Para ela, o novo projeto significa um avanço para o país.
    
Desafios
    
Está em estudo no Senado um projeto para fortalecer as políticas públicas em prol do público feminino. É uma alteração na Lei Maria da Penha, que prevê a redução da violência doméstica. Hoje, os agressores têm benefício de pena. Não ficam presos, apenas pagam com serviços comunitários. “Queremos que o agressor seja punido, pois, na minha avaliação, a violência doméstica é o pior tipo de violência", disse Gleisi. De acordo com a senadora, outro desafio atual é exigir curso superior para as atendentes de creches e professoras do Ensino Infantil.


Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário