terça-feira, 1 de março de 2011

Mostra de fotografias relembra os “Antigos Carnavais do Floresta”

Um acervo de 300 fotografias expostas no saguão do Instituto Federal do Paraná (IFPR), em Foz do Iguaçu, recorda os antigos bailes carnavalescos realizados no Floresta Clube. Ao mesmo tempo, conta a história de homens e mulheres que ajudaram a construir a maior Usina Hidrelétrica do mundo em geração de energia e, a de centenas de iguaçuenses que aproveitavam os espaços do clube para praticar esportes, descansar e namorar. A mostra pode ser visitada até quinta-feira, 3, das 14h às 21h.

Durante estes dias, os visitantes podem também participar da exposição identificando os personagens das fotografias e registrando momentos curiosos vividos nos antigos bailes.

Rosana Lemos Turmina (foto), funcionária da diretoria de Coordenação da Itaipu, foi uma das primeiras a deixar seu relato. Ela viveu minutos de nostalgia ao observar as imagens. Rosana conheceu o marido Gilmar Turmina durante eventos no Floresta. “Ele me pediu em namoro no carnaval de 1983”, disse. Três anos depois, Gilmar e Rosana se casaram e tiveram duas filhas: Ana Marta, de 21 anos e Thais de 18. “Um pedaço da minha vida foi construída aqui”, relembrou. Agora, Rosana doará parte do álbum pessoal para compor o acervo da instituição.

A ideia é construir um mini-museu onde possam ser armazenados imagens, recortes de jornais, troféus e outros materiais encontrados nas dependências do clube.

Mostra

A abertura da Mostra dos Antigos Bailes de Carnavais do Floresta Clube, nesta terça-feira, reuniu alunos, professores e colaboradores da instituição. Segundo o diretor IFPR, Luiz Carlos Ecsktein, a exposição faz parte do Projeto Ponto da Memória, cujo objetivo é resgatar o legado do clube e, também, registrar a história do Instituto. “O novo nasce do velho. Constaremos a nossa evolução, sem deixar de resgatar a história construída pelos funcionários de Itaipu”, destacou.

O ex-diretor do Floresta Clube, Ricardo Foster e o assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima, recordaram as festas e eventos promovidos pelo tradicional clube iguaçuense. “Quem quiser conhecer a história de Itaipu, deve visitar o Instituto. Metade do tempo da vida dos empregados era na Usina. Já outra, no Floresta Clube. Esta segunda, junto com a família”, destacou Joel.
Para os estudantes, Joel deixou um recado: “Os empregados de Itaipu foram responsáveis por edificar uma Hidrelétrica, e vocês, têm a missão de construir um país melhor, a partir da educação”.

Segundo Joel, a decisão de Itaipu em doar a área ao IFPR foi muito acertada. “Não poderíamos ter escolhido instituição melhor para ceder o espaço”.

Faça parte da Memória

O Projeto Ponto da Memória, coordenado pela professora de Geografia e História do IFPR, Roseli Bernardete Dahlem já reuniu mais de 8 mil imagens. Até o final do ano serão mais três exposições com os temas: Esporte, Festas Juninas e Bailes.

Pessoas interessadas em colaborar com o acervo podem fazer doações de materiais, como camisetas, troféus, medalhas e fotografias. No caso das imagens, podem ser apenas emprestadas para digitalização.

Mais informações pelo telefone (45) 3422-5300.


Assista a um reportagem feita pela RPC TV sobre a Exposição

Um comentário:

  1. Muito bacana, eu trabalhei na usina nesta epoca e antes de construir o club, vi com os meus olhos tudo isto nascer. De Brasilia fui com os meus pais e eles participaram disto, depois em 1982 voltei para Brasilia, ate hoje tenho saudades, muita saudades.

    Wellington Mourao.

    ResponderExcluir