sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

GT Itaipu-Saúde será modelo no Brasil e Paraguai para política de saúde fronteiriça


O encontro realizado nessa quinta-feira discutiu os bons resultados do GT Itaipu-Saúde, grupo que servirá como referência para a implantação de políticas públicas das áreas fronteiriças nos dois países.

A experiência do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT Itaipu-Saúde) na articulação e elaboração de projetos para melhorar a qualidade de vida da população brasileira e paraguaia poderá servir de modelo aos ministérios do Brasil e do Paraguai para a construção de uma política binacional de saúde fronteiriça.

A ideia é fruto da reunião, realizada nesta quinta-feira (24), no consulado brasileiro em Ciudad del Este, entre a senadora Gleisi Hoffmann (uma das fundadoras do GT Itaipu-Saúde), o embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos, as diretoras financeiras de Itaipu, Margaret Groff e Gladys Cristaldo e o assistente do diretor-geral brasileiro, Joel de Lima.
  
Ao lado da diretora executiva financeira de Itaipu, Margareth Groff (à direita), a senadora Gleisi Hoffmann (ao centro) fala sobre a proposta de levar a iniciativa implementada por Itaipu à outras regiões.

Em abril, a proposta de formatar um projeto de lei, nos moldes do GT Itaipu-Saúde, será apresentada por Gleisi e por Santos ao ministro da Saúde do Brasil, Alexandre Padilha, e à ministra da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai, Esperanza Martinez.
 
Caso seja aprovada pelos ministérios, serão estabelecidas ações conjuntas nos dois países. Entre as sugestões estão a implantação de um calendário único de vacinas e a instalação de um sistema de dados com informações epidemiológicas de ambos os países para facilitar a tomada de decisão por parte dos gestores de saúde.

  
Outra reivindicação é o aumento da cota do Sistema Único de Saúde (SUS) repassada pelo Ministério da Saúde ao município de Foz do Iguaçu, de R$ 13,50 para R$ 20 por habitante.
 

Segundo Gleisi, em 2003, o grupo foi criado para expandir as atividades dos hospitais sob a gestão de Itaipu, mas cresceu e hoje, serve de exemplo para construção de políticas públicas aos Ministérios da Saúde.
  
Encontro

   
Participaram ainda do debate a gestora do GT Itaipu Saúde, Luciana Sartori, o prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi, o secretário municipal de Saúde, Francisco Brasileiro, o diretor da 9ª Regional de Saúde, Odair da Silveira e representantes do Ministério da Saúde do Brasil.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário