terça-feira, 30 de novembro de 2010

Em Foz, árabes e brasileiros celebraram "Dia de Solidariedade ao Povo Palestino"

Joel recepciona o embaixador Bachar Yagui; o presidente da Sociedade Árabe Palestina do Brasil em Foz, Nasser Hassam e o xeique Mohsen Al Hussein, na Câmara de Vereadores

Brasileiros e árabes celebraram em Foz do Iguaçu, nesta segunda-feira (29), o Dia Internacional de Solidariedade do Povo Palestino. O manifesto ocorreu na Câmara de Vereadores.

Promovido pela Sociedade Árabe Palestina do Brasil, o ato reuniu a comunidade, autoridades locais, lideranças religiosas e o representante dos países da Liga Árabe no Brasil, o embaixador Bachar Yagui.

O manifesto foi aberto com a leitura de um texto que resgatou a história e a situação do povo palestino no território de Gaza. Em seguida, lideranças políticas e religiosas fizeram uso da palavra para pedir o fim da ocupação israelense que já dura 63 anos.

Os participantes receberam, ainda, ramos de trigo, para simbolizar a mudança e a união entre os povos.

Para a comunidade árabe-palestina, a Semana de Solidariedade pretende contribuir para a visibilidade ao problema vivido pela população palestina e lembrar que "dia após dia famílias são separadas, plantações são destruídas, crianças são impedidas de ir à escola e mães, de dar à luz com dignidade".

De acordo com o embaixador Bachar Yagui, além de resgatar a história das pessoas que clamam por justiça, o manifesto serve de apoio ao povo muçulmano. "Este manifesto representa a nossa luta contra o imperialismo que se renova. O dia de solidariedade com o povo brasileiro representa para nós um momento de união, de consolo, de fraternidade", disse.

História

Em 29 de novembro de 1947, em Assembleia-Geral da ONU, foi aprovada a Resolução nº 181, que decidiu pela partilha do território da Palestina histórica para o estabelecimento de um estado judeu e um árabe, sem qualquer consulta aos habitantes locais.

Como consequência, o Estado de Israel foi implementado em 15 de maio de 1948 e o da Palestina não foi assegurado, culminando na nakba (catástrofe), em que foram expulsos mais de 700 mil palestinos de suas casas e centenas de vilas foram destruídas.

O resultado é a ocupação mais longa do período contemporâneo, que tem sido aprofundada, ao arrepio das leis e convenções internacionais. Com isso, todos os direitos do povo palestino têm sido desrespeitados, como à autodeterminação, à saúde, à educação, a transitar livremente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário