quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Senadora Gleisi será a representante de Foz em Brasília

A senadora eleita pelo Paraná com quase 3,2 milhões de votos, Gleisi Hoffmann, concedeu entrevista exclusiva à jornalista Abilene Rodrigues, nesta quarta-feira, depois de participar da 50ª Cieadep (Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Paraná), em Foz do Iguaçu.

Ela reafirmou que será a representante da fronteira em Brasília. A senadora fez ainda uma avaliação da disputa eleitoral à Presidência da República.

Segundo Gleisi, a situação da campanha mudou do final do primeiro turno para agora. A visão dos eleitores em relação à Dilma Rousseff se alterou bastante. Quem estava tentando atrapalhar e desmoralizar a candidatura de Dilma tinha "telhado de vidro". Mas, aos poucos, os boatos foram caindo por terra. A população ficou mais pensativa e passou a avaliar quem está falando verdade e quem está mentindo. 

Com este novo panorama, Dilma teve condições de desmentir os boatos, reafirmar suas propostas de governo e mostrar sua competência.  “A campanha voltou a ser política, com apresentações de propostas e projetos”, frisou a senadora.

Para Gleisi, os planos de governos são bem claros e distintos. De um lado está José Serra e seu histórico ao lado do Governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC) e, do outro, Dilma e Lula, cuja administração mudou a vida de milhares de brasileiros.

Competência
De acordo com Gleisi, a quantidade de cargos públicos que Serra assumiu ao longo de sua vida, não é garantia de competência. Dilma concorre a um cargo público pela primeira vez, mas tem um currículo brilhante e pioneiro. Foi a primeira mulher a ser Ministra de Minas e Energia, também a assumir a Chefia da Casa Civil, cargo mais importante do Governo Federal.

E o mais importante na opinião Gleisi é por Dilma ter estado durante os últimos oitos anos ao lado do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela ajudou a implantar todos os projetos que beneficiam os brasileiros. “Dilma tem competência e está preparada para governar o Brasil”, destacou.

Deus
Comparar os governos FHC e Lula foi a estratégia utilizada pela coligação “Para o Brasil Seguir Mudando” para chamar a atenção da população. Mostrar o quanto à vida dos brasileiros melhorou nos últimos oito anos do governo Lula se comparado aos oito de Fernando Henrique.

Para a senadora eleita, a comparação estava dando resultados positivos, até a oposição colocar Deus na campanha. “Embora Lula seja um homem do povo, não há como competir com Deus. Deus não está disputando as eleições, entretanto, merece todo o nosso respeito”, pontuou.

Quando a eleição voltou a ser terrena, o povo voltou a fazer comparações entre os candidatos. A população sabe quanto vale ter um salário mínimo de US$ 300 ou receber o Bolsa Família. Com isso, a diferença nas pesquisas de intenções de votos entre Serra e Dilma cresceu novamente. No início do segundo turno eram 6, agora são 12 pontos.

Aborto
A justificativa é porque o candidato que estava utilizando o nome de Deus na campanha tem “telhado de vidro”. Foi o Serra, por exemplo, que regulamentou a Lei do Aborto e a Pílula do Dia Seguinte. “O Serra não é um santo. Não dá para dividir os candidatos entre: do bem e do mal”.

Beto Richa e Gleisi
Embora de partidos opostos, Gleisi afirmou respeitar o Governador eleito pelo Paraná, Beto Richa. Na avaliação dela, o mais preparado para administrar o Paraná é Osmar Dias, mas os paranaenses elegeram Beto Richa. “Não serei uma senadora de oposição e sim do povo do Paraná e da fronteira”.

Gleisi prometeu levar um jeito novo ao senado paranaense. “Serei a representante de Foz do Iguaçu e da Fronteira em Brasília”. Ela se comprometeu a visitar a cidade semestralmente, pois tem uma relação bastante próxima com as igrejas e movimentos sociais do município. “Venho também para ouvir a opinião das pessoas”.

Turismo e obras
Entre as bandeiras de Gleisi no Senado Federal será acompanhar o início e o término da construção da 2ª Ponte que ligará o Brasil ao Paraguai. Após vencer barreiras de projetos, conversas com os paraguaios e os ambientalistas, as obras iniciam em 2011.

A conclusão da reforma da Rodovia 469, também conhecida como Rodovia das Cataratas – principal corredor turístico do município –, também será vistoriada pela senadora.

Em relação ao turismo, Gleisi afirmou que brigará bastante em Brasília. Para ela, Foz deve ter o mesmo tratamento que o Rio de Janeiro no cenário turístico Brasileiro. “Foz é tão bonita e importante quanto o Rio e, ainda, forma uma Tríplice Fronteira. Lutarei por mais recursos em Brasília”, completou.

Fotos: Elias Dias e Roberto Stucker Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário