terça-feira, 19 de outubro de 2010

Saúde do homem será debatida pelo GT-Itaipu Saúde

O tema “saúde do homem” passará a fazer dos debates e cursos promovidos pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde). O primeiro passo será dado nesta terça-feira (19), durante reunião do grupo. Representantes dos Ministérios da Saúde do Brasil, Paraguai e da Argentina apresentarão suas respectivas políticas nacionais sobre a saúde do homem.

A ideia é conhecer as semelhanças e diferenças entre as ações de cada país e desenvolver ações conjuntas para melhorar a qualidade de vida deste público. De acordo com o coordenador suplente do GT-Itaipu Saúde, Joel de Lima, a inclusão deste tema visa a reduzir a mortalidade masculina na Tríplice Fronteira.

Mortes

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, de cada três mortes de pessoas entre 20 e 59 anos, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos que as mulheres. O panorama não é muito diferente nos países vizinhos: No Paraguai e na Argentina os homens vivem seis anos menos.

Um dos papéis do grupo será encontrar mecanismos para convencer os homens sobre a importância da prevenção. Boa parte deles somente procura atendimento médico quando estão muito doentes. Diferente das mulheres, não fazem exames preventivos.

Segundo especialistas, apesar das campanhas de prevenção na mídia, a maioria continua indo ao consultório ou fazendo exames apenas quando estão realmente doentes.

O maior índice de mortes entre os homens está relacionado a problemas nos aparelhos circulatório e digestivo, tumores e respiratório.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário