segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Estado deve investir para que crianças e jovens se tornem atletas de ponta, afirma Lula


Lula e o ministro Orlando Silva no Ginásio Chico Neto, onde a seleção feminina de vôlei vai enfrentar 
os Estados Unidos no fim de semana. Foto Ricardo Stuckert/PR

É preciso que o Estado invista nas crianças e jovens antes mesmo de se tornarem atletas, dando condições para que eles se desenvolvam e se interessem pela prática esportiva, e as Olimpíadas 2016 serão um momento de chamar a atenção do país para a capacidade transformadora do esporte. Essa afirmação foi feita pelo presidente Lula, na última quinta-feira (23/9), em Maringá (PR), durante cerimônia de inauguração do Ginásio Chico Neto.

“Queremos que Maringá seja uma espécie de elo motivador para que outras cidades criem as suas praças olímpicas e para que cada cidade do Paraná e do Brasil levem muito a sério que as Olimpíadas são um marco que pode dividir a história do Brasil. Nós jamais seremos uma grande potência esportiva se a gente não tratar o investimento em esporte como uma decisão do Estado brasileiro, como uma decisão do governo. Nós precisamos cuidar do atleta antes de ele ser atleta famoso, e somente o Estado pode fazer isso. Por isso criamos o Bolsa-Atleta”, disse.

Meninos do Lago
Meninos treinam diariamente no Canal de Itaipu. Foto: Alexandre Marchetti

A Itaipu Binacional segue as orientações do presidente Lula. Por intermédio do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), a empresa mantém o Projeto Meninos do Lago, em parceria com a Federação Paranaense de Canoagem. O projeto prepara 80 meninos carentes de Foz do Iguaçu para disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Eles treinam diariamente no Canal de Itaipu.


Segundo Gladis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA, a empresa apoia o projeto não apenas pela questão esportiva, mas por todo o trabalho social incluído nos treinos e nas próprias competições. Durante os treinamentos os adolescentes têm, inclusive, aulas sobre educação ambiental. “É uma forma de ocupar o tempo livre destes garotos de baixa renda. Uma das exigências é estudar em escolas públicas”, destaca.
  
Outra vantagem é oferecer aos jovens a oportunidade de uma carreira esportiva. “Estamos dando o suporte para estes adolescentes se tornarem grandes vencedores”, afirma Mirtha.
 

De acordo com o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem, Argos Rodrigues, sem a parceria de Itaipu seria impossível manter o projeto. “Até poucos dias, os meninos treinavam em barcos velhos e pesados, agora, terão as melhores embarcações do mercado nacional”, salienta.

Com Blog do Planalto

Nenhum comentário:

Postar um comentário