"Tela" em branco: essa é a situação atual do viaduto. Em breve, ele poderá ser um novo ponto turístico.
Diariamente, mais de 100 mil pessoas circulam próximo ao viaduto que separa as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, nas imediações da Ponte da Amizade. Em breve, essas pessoas vão notar uma diferença no local, que entre os dias 21 e 30 deste mês passará por uma grande revitalização.
Os muros receberão grafitagem de artistas brasileiros, paraguaios e argentinos, e as calçadas terão melhorias e um tratamento completo de paisagismo. “A ideia é transformar o viaduto em mais um ponto turístico da cidade”, disse Marcelo Alves de Sousa, da Companhia de Teatro Amadeus. Ele participa da coordenação do projeto ao lado de Rosângela Silva, da Itaipu Binacional.
A revitalização é promovida pela Companhia de Teatro Amadeus, em parceria com a Itaipu, Sanepar, Prefeitura de Foz do Iguaçu, SESC e a Concessionária Eco-Cataratas, com o apoio do Parque Nacional do Iguaçu e do Macuco Safári. O objetivo é retratar no paredão do viaduto temas como a não-violência, os direitos de crianças e adolescentes, e os conceitos do Projeto Plugado, além de trazer mais beleza para o ambiente público.
No próximo dia 15, os artistas enviarão croquis com uma prévia do projeto e, nos dias 20 e 21, darão uma oficina para 30 adolescentes da tríplice fronteira. Nela, os artistas explicarão cada detalhe dos desenhos. “Também será uma oportunidade para tirar a marginalização do grafite, que é bem diferente da pichação. O grafite é uma arte”, completou Marcelo.
Reunião no Centro Executivo definiu os últimos detalhes da revitalização.
Entre os artistas convidados está Paulo César Silva, mais conhecido como Speto, considerado um dos mais renomados grafiteiros de São Paulo, considerada a grande “Meca do Grafite”. Além de Speto, também participarão David Linares, do Brasil, o paraguaio “Oz”, o argentino Lucas We e os iguaçuenses Lalan e Sica.
Fonte: JIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário