
Segundo ele, apesar da publicação do Estatuto, em 2003, reiterando o texto da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e na Lei 8.842 de 1994, que instituiu a política nacional do idoso, os princípios ainda não são totalmente absorvidos pela sociedade.
Entretanto, pela ótica legal, o Brasil é um dos países mais avançados do mundo, mas, por outro lado, a sociedade ainda não conseguiu fazer esta assimilação e colocá-la em prática.
Conforme Joel, a comunidade ainda não está acostumada a conviver com idosos, e por isso não os respeitam como deveria.
Justificativa

Até pouco tempo, este público representava uma pequena parcela da população, hoje, com o aumento da expectativa de vida, a presença dos cidadãos com mais de 60 anos é crescente e, em contrapartida, a população jovem reduziu. “A comunidade está envelhecendo e precisamos aprender a conviver adequadamente com esta nova realidade”, afirma.
E completa: “Esta cultura não é característica apenas dos brasileiros, mas dos ocidentais de uma forma geral”.
Itaipu x Idosos
De acordo com Joel, a Itaipu auxilia no fortalecimento das políticas públicas em prol da pessoa idosa através de pelo menos três programas. A empresa é parceira da Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI), hoje com 38 acadêmicos. Também, por intermédio do Programa Rede Cidadã, contribui para a alfabetização de jovens e adultos.
Ainda, um dos eixos temáticos do Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Tiaipu Saúde) é Saúde do Idoso. A comissão elabora projetos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dês público.
Nenhum comentário:
Postar um comentário