A assinatura acontecerá às 9h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Representarão a Itaipu o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; a diretora-financeira executiva, Margaret Groff; a coordenadora executiva do Programa de Responsabilidade Social da AS.GB, Rosângela da Silva, e a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez.
Projeto Plugado! mantido pela Itaipu beneficia jovens carentes de Foz
A declaração orientará a conduta ética das empresas signatárias, consideradas geradoras de riquezas às comunidades onde atuam e para o País. Além de Itaipu, consta na lista a Petrobras, Banco do Brasil, Eletronorte, Caixa Econômica Federal, Fundação Xuxa Meneghel, Firjan e Fundação Vale.
A minuta do documento determina que as 21 instituições devem pautar seus negócios focados na proteção da criança, evitando toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência e opressão.
O texto diz ainda que “devem repudiar a prática ou exploração de qualquer tipo de trabalho forçado ou infantil e desenvolver políticas empresariais éticas contra qualquer forma de exploração sexual infanto-juvenil”. O documento propõe a promoção de atividades de sensibilização dos empregados sobre tudo que seja relevante para a efetivação do documento.
Reconhecimento
Segundo Gládis Mirtha, o convite para a assinatura é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido pela Itaipu desde 2003 no enfrentamento à violência. “A Secretaria de Direitos Humanos convidou apenas as maiores empresas com trabalhos neste tema tão polêmico e complexo. E a Itaipu foi uma delas”, afirmou.
Para Joel de Lima, assistente do diretor-geral, embora a empresa venha atuando no fortalecimento das políticas públicas de proteção aos jovens na fronteira, a adesão a este pacto indica a pré-disposição da Itaipu em ampliar suas atividades, principalmente no envolvimento de parceiros e fornecedores.
Ações
Uma das ações de Itaipu na prevenção da exploração sexual infanto-juvenil na região foi colaborar na criação da Rede Proteger. A Itaipu desenvolve em parceria com a Federação Brasileira de Canoagem o Projeto Meninos do Lago. O projeto “Plugados!” é outra ação da empresa para oferecer aos jovens uma profissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário