terça-feira, 27 de julho de 2010

Joel confirma presença de Lula em Foz

“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará em Foz do Iguaçu nos dias 1 e 2 de setembro”, confirmou Joel de Lima, assistente do diretor-geral de Itaipu, em entrevista ao Programa Encontro Marcado, na Rádio Foz.

O presidente desembarca na cidade no 1 à tarde. No início da noite, tem uma agenda com a ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.

No dia 2, pela manhã, Lula e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participam da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim das Palmeiras. Esta será a 44ª unidade do país e a primeira da região Sul. O prédio foi construído com recursos do Governo Federal.

Estas unidades funcionam 24h e contam com estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de atenção às urgências.

Unila

Logo em seguida, Lula da boas-vindas a primeira turma de estudantes da Universidade Latino-Americana (Unila). A universidade começa a receber os primeiros acadêmicos na segunda quinzena de agosto.

Relaf
Ainda no dia 2, à tarde, o Chefe do Executivo Brasileiro faz a abertura do Seminário Latino-americano de Acolhimento Familiar a ser realizado em Foz entre os dias 2 e 4 de setembro, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).

O evento é uma realização da Rede Latino-americana de Acolhimento Familiar (Relaf), com a organização da Rede Proteger, o apoio da Itaipu Binacional e da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. A expectativa é reunir 700 pessoas, de 20 paises da América Latina.

Linhão de Itaipu
Neste final de semana, Lula participa de uma reunião com presidente do Paraguai Fernando Lugo, em Assunção. Na pauta do encontro estão assuntos relacionados ao desenvolvimento regional e a integração da América Latina. Principalmente, detalhes da implantação do linhão de 500 kV, que irá reforçar o abastecimento de energia à capital paraguaia. Jorge Samek e outros diretores de Itaipu também devem participar da reunião.

De acordo com Joel, esta linha será muito importante para o desenvolvimento do Paraguai, pois o país está em plena expansão. "Em 1985, a demanda de energia era de 200 MW, hoje, 1600 MW. A infraestrutura não acompanhou. Precisamos dar resposta rápida”, salientou.

Conforme Joel, o presidente Lula assumiu o compromisso de apoiar o Paraguai na construção da linha. Itaipu viabilizou o projeto executivo e o financiamento será via o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Anualmente, o Brasil deposita no fundo U$ 100 milhões. O linhão custará U$ 400. Para colaborar com o país vizinho, o Brasil fará um repasse extra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário