O presidente desembarca na cidade no 1 à tarde. No início da noite, tem uma agenda com a ministra Nilcéia Freire, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres.
No dia 2, pela manhã, Lula e o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, participam da inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no Jardim das Palmeiras. Esta será a 44ª unidade do país e a primeira da região Sul. O prédio foi construído com recursos do Governo Federal.
Estas unidades funcionam 24h e contam com estruturas de complexidade intermediária entre as unidades básicas de Saúde e as portas de urgência hospitalares, onde em conjunto com estas compõe uma rede organizada de atenção às urgências.
Unila
Logo em seguida, Lula da boas-vindas a primeira turma de estudantes da Universidade Latino-Americana (Unila). A universidade começa a receber os primeiros acadêmicos na segunda quinzena de agosto.
Relaf
Ainda no dia 2, à tarde, o Chefe do Executivo Brasileiro faz a abertura do Seminário Latino-americano de Acolhimento Familiar a ser realizado em Foz entre os dias 2 e 4 de setembro, no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI).
O evento é uma realização da Rede Latino-americana de Acolhimento Familiar (Relaf), com a organização da Rede Proteger, o apoio da Itaipu Binacional e da Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal. A expectativa é reunir 700 pessoas, de 20 paises da América Latina.
Linhão de Itaipu
De acordo com Joel, esta linha será muito importante para o desenvolvimento do Paraguai, pois o país está em plena expansão. "Em 1985, a demanda de energia era de 200 MW, hoje, 1600 MW. A infraestrutura não acompanhou. Precisamos dar resposta rápida”, salientou.
Conforme Joel, o presidente Lula assumiu o compromisso de apoiar o Paraguai na construção da linha. Itaipu viabilizou o projeto executivo e o financiamento será via o Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Anualmente, o Brasil deposita no fundo U$ 100 milhões. O linhão custará U$ 400. Para colaborar com o país vizinho, o Brasil fará um repasse extra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário