terça-feira, 20 de julho de 2010

Combate à violência sexual contra crianças é tema da Festa de São Cristóvão

O combate à exploração e à violência sexual contra crianças e adolescentes é tema da 39ª edição da Festa de São Cristóvão de Foz do Iguaçu. A festa, que homenageia os motoristas, será realizada no próximo domingo (25), na Igreja Católica da Vila Maracanã. A promoção é da Cáritas Diocesana e do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) de Itaipu.


Na programação estão previstas atividades de sensibilização sobre o tema, distribuição de materiais, banner e adesivos. O objetivo é incentivar a comunidade e, especialmente, os motoristas e caminhoneiros, a denunciar esses crimes.

A ação foi inspirada no programa “Na Mão Certa”, idealizado pelo Childhood Brasil, que busca mobilizar a sociedade para combater a exploração sexual infanto-juvenil nas rodovias brasileiras.


Mas a festa não terá apenas discussão para adultos. Uma programação especial voltada para as crianças, no pátio da igreja, vai incluir cama elástica, piscina de bolinhas, pula-pula, escorregador, elástico e perna-de-pau. E também amarelinha.

“Ao invés de estar nas ruas ou trabalhando, queremos nossas crianças brincando e crescendo felizes”, disse a presidente da Cáritas Diocesana, Alzira Cechin.


Nas estradas
Para o padre Sérgio Bertotti, a festa de São Cristóvão é uma oportunidade única para discussão de temas importantes, já que reúne milhares de pessoas e centenas de motoristas, público-alvo da atividade.


O assistente da diretoria-geral de Itaipu, Joel de Lima, concorda. Segundo ele, a empresa apoia a iniciativa justamente por entender que o profissional da estrada é peça estratégica para ajudar no combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes. “Esta ação faz o elo entre a sociedade organizada e o motorista”.

No caso de Foz do Iguaçu, há uma preocupação a mais. De acordo com um guia produzido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a região de fronteira, especialmente nos trechos da BR-277 de acesso ao município, apresenta pontos de vulnerabilidade e casos recorrentes de exploração sexual de menores. O documento está disponível no endereço eletrônico www.namaocerta.org.br.

Fonte: JIE

Nenhum comentário:

Postar um comentário