segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Chega de descanso

De setembro de 2003  até outubro de 2017 me dediquei exclusivamente às atividades na Itaipu, assessorando neste período aos titulares de três Diretorias da Entidade: Diretoria Financeira, Diretoria Administrativa e Diretoria Geral, além de coordenar os Programas de Responsabilidade Social.

Os 14 anos participando da alta gestão de uma Empresa como a Itaipu Binacional me trouxe uma bagagem enorme de conhecimentos, de habilidades desenvolvidas e de relações pessoais nos meios políticos e empresariais do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile etc.

Por outro lado, a Coordenação dos Programas de Responsabilidade Social me trouxe o conhecimento da situação real das populações e da carência de várias políticas públicas, o que orientou a intervenção da Empresa apoiando Prefeituras, Estados e Ministérios, do Brasil, Paraguai e Argentina, em áreas como Educação. Saúde, Segurança, Tráfico de Pessoas, Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Violência Contra a Mulher etc.


No dia 03 de outubro de 2017, depois de 31 anos no quadro próprio e 38 anos e 6 meses no Projeto Itaipu, chegou o momento do merecido descanso... a tão esperada aposentadoria.
Me permiti ficar um ano descansando, passeando de motocicleta, viajando com a família, fazendo o que gosto e não tinha tempo antes... inclusive este espaço ficou inativo, o que compensei com uma aventura como comentarista no Programa Contraponto, da Rádio Cultura Foz.

Porém quem teve uma vida sempre muito ativa, não consegue apenas assistir as coisas acontecendo e fingir que não lhe diz respeito. Então, voltando ao blog anuncio meu retorno aos debates das questões relevantes da nossa fronteira, do Estado e dos Países... Proporei as discussões orientado pelo conhecimento e pela experiência acumulada, sem a pretensão de convencer ninguém, buscando apenas estimular a reflexão. Tenho lido e ouvido muitas manifestações papagaias, aquelas repetidas por agradarem ideologicamente ou por parecerem inteligente.

Estou de volta, e com a pilha toda...