sexta-feira, 13 de maio de 2011

IFPR e Abasfi transformam adolescentes em atletas do basquete

Uma parceria firmada no início do ano entre o Instituto Federal do Paraná (IFPR) e a Associação de Basquete de Foz do Iguaçu (Abasfi) está oferecendo uma oportunidade para crianças e adolescentes do município a ter uma profissão com direito a medalhas: atletas do basquete.

Um grupo de 80 jovens entre sete e 18 anos treina diariamente nos ginásios do Instituto. Durante as aulas, aprendem as técnicas do esporte, recebem orientações sobre meio ambiente e responsabilidade social.

A proposta inicial do projeto era incentivar a prática da atividade física e ocupar o tempo ocioso desses adolescentes, mas os treinos têm garantido bons resultados. Alguns deles estão cotados para fazer parte da Seleção Brasileira de Basquete, ainda este ano.

“Nossa associação foi criada há um ano, mas não tínhamos um local adequado para os treinos. Aqui, temos um espaço mais que ideal. É o nosso ‘Centro de Excelência’”, afirma o presidente da Abasfi, Diomedes Pastorelo.

Apesar do pouco tempo de atuação, junto com os ganhos esportivos já é possível também contabilizar avanço no desempenho escolar. “O esporte melhora a coordenação motora e os reflexos ficam mais rápidos. Essa soma tem garantido boas notas”, diz.

Portas abertas


O diretor do IFPR, Luiz Carlos Eckstein, explica que este convênio faz parte da missão do Instituto. Garantir que a escola seja um espaço da comunidade.  “Não poderíamos ter escolhido parceria melhor. O basquete está mostrando um novo horizonte na vida desses jovens”, explica.
IFPR

Em Foz, o Instituto começou a funcionar em 2009, de forma provisória, nas dependências do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Hoje tem sede própria: a área do antigo Floresta Clube. O espaço de mais de 100 mil metros quadrados foi doado pela Itaipu Binacional.

O IFPR é uma autarquia Federal criada em 29 de dezembro de 2008, a partir da lei 11.892, a qual transformou a Escola Técnica da Universidade Federal do Paraná em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Atualmente, são 14 campus em todo o estado.

Mais informações pelo telefone (41) 8808-8973 ou (45) 9102-5654.

Nenhum comentário:

Postar um comentário