sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Ministras Izabella Teixeira (MA) e Gleisi Hoffmann (Casa Civil) vêm ao Paraná para lançar o Cadastro Ambiental Rural


As ministras do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, estarão no Paraná neste sábado (30), para o evento que marca a adesão do Paraná ao Cadastro Ambiental Rural (CAR). 

O lançamento será no Clube Concórdia de Marechal Cândido Rondon, às 10h30, e contará também com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, do diretor de Coordenação e Meio Ambiente, Nelton Friedrich, além de diversas autoridades locais e regionais, como prefeitos, presidentes de cooperativas e lideranças sindicais. 

O CAR foi implantado com o Novo Código Florestal Brasileiro, aprovado em 2012, e constitui uma base de dados que integra informações ambientais e econômicas das propriedades rurais. Após registradas, as informações passam a integrar o Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SiCAR), disponível no site www.car.gov.br.

 A escolha de Marechal Cândido Rondon para o lançamento do CAR não é por acaso. Em 29 municípios do Oeste do Paraná, a Itaipu e mais de 2 mil parceiros desenvolvem um dos programas ambientais mais abrangentes do País, o Cultivando Água Boa. A iniciativa já promoveu a recomposição e proteção de mais de 1.300 km de matas ciliares nos rios da região e deverá facilitar a adesão dos produtores ao novo cadastro.

Serviço:
Lançamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR)
Local: Clube Concórdia/Marechal Cândido Rondon
Endereço: Rua 15 de Novembro, 1276 - Centro
Horário: 10h30
Data: 30/11/2013

Fonte: Assessoria

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Gleisi critica atividade "ultrajante" de comissionado do governo do Paraná

A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann enviou nota à imprensa criticando a ação do funcionário do Governo do Paraná.

Leia a nota:

Considero lamentável e preocupante a informação de que um funcionário comissionado do Governo do Estado do Paraná tenha criado um perfil falso e anônimo na internet com o único objetivo de me  insultar e caluniar.

Mais grave ainda, o falso perfil operava na modalidade patrocinada nas redes sociais, ou seja, era pago pelo funcionário responsável, José Gilberto Maciel, servidor comissionado da Agência de Notícias do governo do estado do Paraná, para amplificar a exposição de suas mentiras.

Uma das grandes infâmias do perfil anônimo foi a tentativa de me indispor com as APAES, instituição da qual sou aliada histórica. Este conjunto de ações me levou a recorrer à Justiça que concordou com nossos argumentos e determinou a quebra do sigilo do site.

Foi por meio desta quebra de sigilo, mediante ordem judicial, que se descobriu a identidade por trás do perfil anônimo.  Na sentença, o juiz reconheceu que a página na internet violava meus direitos “com referências grosseiras” e determinou a divulgação do nome do caluniador, bem como a exclusão do perfil da internet.

Assim, acredito que agora cabe ao chefe do poder executivo estadual, ao governador, esclarecer e explicar as atividades de seu servidor quando, em seu horário de trabalho,  me atacava e difamava por meio de um falso perfil, bem como a origem dos recursos utilizados para o pagamento das faturas que espalharam mentiras pelas redes sociais. 

Como já disse mais de uma vez, até entre adversários há que haver limites.

Fonte: Assessoria

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Madrinha de campanha contra violência, Xuxa alerta: “Não denunciar também é crime”


Assinatura do termo de adesão foi acompanhada por milhares de participantes do Encontro do CAB.
   
A apresentadora Maria da Graça Xuxa Meneghel, presidente da Fundação Xuxa Meneghel, assinou, nesta sexta-feira (22), em Foz do Iguaçu, o termo de adesão à Campanha Trinacional de Combate a Violência Infantojuvenil, que reúne entidades públicas e privadas do Brasil, Paraguai e Argentina.

    
Indicada para ser “madrinha” da campanha, Xuxa e os diretores-gerais de Itaipu, Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), também assinaram um protocolo de intenções para a implantação da metodologia do Projeto Brasil +Criança, desenvolvido pela Fundação Xuxa Meneghel, nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3 (BP3).
     
“Se você vir alguma coisa errada acontecendo, tem que denunciar. Porque se é crime explorar uma criança ou um jovem sexualmente, é crime também não denunciar”, afirmou a apresentadora.
    

Cerimônia em Foz do Iguaçu reuniu lideranças dos três países: Brasil, Argentina e Paraguai.
    
A cerimônia ocorreu dentro da programação do Encontro do Cultivando Água Boa (CAB), que termina também nesta sexta-feira, no Rafain Palace Hotel. Milhares de participantes do evento saudaram a presença de Xuxa no local, que fez questão de retribuir com mensagens em espanhol, português e até em guarani.

    
Em seguida, Xuxa seguiu até o viaduto entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves, considerado marco no combate à exploração infantojuvenil na região. Lá, a apresentadora assistiu a apresentações artísticas, “grafitou” o nome no muro e deixou a marca da própria mão – gesto que simboliza a campanha.
     
“Eu me proponho não apenas a emprestar minha imagem e o meu nome, mas fazer o que for necessário para ajudar a campanha. Porque é obrigação de todos proteger quem não pode se proteger”, disse a apresentadora.
     

Ao final da cerimônia, crianças subiram no palco para se aproximar da rainha. Até cocar ela vestiu.
     
A campanha
   
A campanha trinacional prevê, entre outras iniciativas, a divulgação de peças publicitárias – como spots de rádio, banners e cartazes, com ênfase em quatro segmentos: mídia, transporte, turismo e educação. Outra ação prevista é a produção de guias de referência para jornalistas, educadores e para as próprias crianças.
     
Xuxa destacou a importância de se divulgar canais de denúncias (como o Disque 100 da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República), de preferência estabelecendo um número padrão para os três países. A apresentadora salientou ainda que a campanha deve estimular a participação e esclarecer o caráter sigiloso das denúncias.
    
Ao final, a apresentadora agradeceu o convite e citou o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Jorge Samek, ao falar do desafio de transformar a realidade dos jovens trabalhando em parceria. “Eu aprendi com o Samek que a gente tem que sonhar grande, começar pequeno e andar rápido. Mas, para chegar rápido, e chegar ao lugar que a gente quer, não podemos andar sozinhos.”
    
Participação
    

Xuxa: "Se é crime explorar uma criança ou um jovem sexualmente, é crime também não denunciar”.
    
Jorge Samek agradeceu o empenho da apresentadora em reforçar a campanha e destacou que a América do Sul, tão rica em recursos naturais, não pode mais conviver com o turismo sexual e a exploração de jovens e crianças.

    
“Temos trabalhado muito [contra a exploração], mas faltava uma peça, um elo para levar as informações. E quando Xuxa se dispõe a emprestar a sua imagem e o seu carinho para participar de uma campanha como essa, vejo que o elo está fechado”, agradeceu Samek.
     
James Spalding lembrou que a exploração sexual não conhece fronteiras e deve ser combatida de forma conjunta. “Por esse motivo, qualquer campanha deve ser binacional ou trinacional. E vem a ser uma obrigação de todos, Estado, setor privado, ONGs e também dos pais, assegurar que seus filhos estão sendo bem cuidados.”
     

Xuxa assina participação na iniciativa trinacional. “Rainha dos baixinhos” é madrinha da campanha.
   
Representante no Brasil da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Laís Abramo disse que há um compromisso da entidade em erradicar no mundo, até 2016, as piores formas de exploração infantil – entre elas, a exploração sexual.

     
No Brasil, segundo ela, essa meta é especialmente importante devido à proximidade de dois grandes eventos internacionais – a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. “Por isso, essa campanha será um elemento importante para atingirmos o compromisso global”, comentou.
    
Organização

Antes da cerimônia oficial, Xuxa participou de um encontro com os organizadores da campanha e autoridades da região, para definir as estratégias que serão adotadas. Estavam presentes representantes de Itaipu, Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Estadual, secretaria municipal de Assistência Social e Conselho Municipal do Turismo, entre outras entidades.
    
O encontro, mediado pelo assistente do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Joel de Lima, reuniu o ministro de Direitos Humanos de Misiones, na Argentina, Edmundo Soria Vieta; o ministro da Secretaria Nacional da Criança e do Adolescente do Paraguai, Carlos Henrique Zarate Fleitas; e a prefeita de Ciudad del Este, Sandra Zacarias.
    

Ao lado de Jorge Samek e Joel de Lima, Xuxa deixa marcada sua presença no viaduto da cidade.
   
Também participaram o diretor de Coordenação de Itaipu, Nelton Friedrich; o teólogo Leonardo Boff; o presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), Jair Meneguelli; a diretora da OIT, Laís Abramo; e a secretária de Assistência Social, Família e Relações com a Comunidade de Foz do Iguaçu, Cláudia Vanessa Pereira – entre outras autoridades.

    
Joel de Lima fez um histórico das ações de Itaipu na região, desde a mudança da missão estratégica da empresa, em 2003, incorporando temas de responsabilidade socioambiental – o que resultou, entre outras iniciativas, na criação do Programa de Proteção ao Adolescente (PPA). “Sempre com ampla participação da sociedade”, afirmou, citando, por exemplo, o engajamento da rede hoteleira no combate à exploração infantojuvenil.
      

Na reunião pré-cerimônia, ao lado de Leonardo Boff, Joel de Lima, Jorge Samek e James Spalding.

Fonte: JIE

Xuxa visita Itaipu e lança Campanha de Combate à Exploração Sexual

De pontos óbvios, como o eixo da turbina e a cota 40, aos mais inusitados, como as pedras da barragem de enrocamento, a apresentadora Xuxa Meneghel queria conhecer a Itaipu por completo. A loira e sua equipe estiveram na hidrelétrica na tarde desta quinta-feira (21). Em duas horas de visita, acompanhadas pelos diretores-gerais Jorge Samek (Brasil) e James Spalding (Paraguai), Xuxa se encantou com cada parte da maior geradora de energia do planeta. Ao final da visita, ficou sem palavras: "É lindo, estrondoso, fantástico... deixa eu ver o que mais... ." 

Diretores e assistentes recebem Xuxa nesta quinta (21), no CRV. Antes do início da visita, ela assisitiu ao vídeo institucional, ganhou presentes e teve uma longa conversa sobre Itaipu e sobre como a Fundação Xuxa Meneghel pode ajudar no combate à exploração infantil na fronteira.

                 
Xuxa foi recebida no CRV por Samek, Spalding e seus assistentes. Curiosa, a apresentadora quis saber como foi construída e como funciona a hidrelétrica. "Quando a gente vê as imagens pela tevê, não imagina que seja tão grande", disse. Em seguida, eles conversaram sobre o apoio da artista à Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que será lançada nesta sexta-feira (22), às 13h30, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel.

              
     
 
Durante meia hora, Xuxa conheceu as questões específicas da região, em relação à exploração sexual da criança e do adolescente, além das ações socioambientais de Itaipu.
    
"Não quero só emprestar meu nome e imagem, quero saber o que mais podemos fazer", afirmou. No lançamento da campanha, serão divulgadas as peças publicitárias e os números do disque-denúncia, usados na região. Também será oficializada a parceria da Fundação Xuxa Meneghel com a Itaipu para a implantação da Rede +Criança nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3. O objetivo da rede é interagir com as ações de educação ambiental do Programa Cultivando Água Boa na região, para integrar as crianças na discussão da sustentabilidade.
      

Ivanova Ancheta, vice-ministra de Desenvolvimento Sustentável da Guatemala, e o DGB, Jorge Samek, saúdam Xuxa pouco antes da visita à usina.
            
Antes do início da visita, Xuxa plantou uma pitanguera no Bosque dos Visitantes do CRV.
        
Visita e tietagem
      
Na Itaipu, Xuxa foi ídola e turista. Ela tirou fotos com os colegas da empresa, mas queria tirar suas próprias fotos em cada parte da hidrelétrica. A primeira parada foi já na via principal de Itaipu, com a apresentadora tirando fotos das capivaras no Parque da Piracema. No mesmo dia, ela publicou a foto em seu perfil do Instagram.

          

Parada na fronteira simbólica entre Brasil e Paraguai no alto da barragem.
            
O comboio seguiu para a barragem e mais uma parada inusitada. Apesar de estar usando bota ortopédica, Xuxa fez algumas fotos sobre as pedras da barragem de terra e enrocamento. Tudo sob o olhar atento da segurança, claro. Na crista da barragem, eles apreciaram o lago, alimentaram os dourados e tiraram a tradicional foto na linha que divide a barragem ao meio.
             

Os diretores conduziram a visita por toda a usina.
        
A visita continuou pela cota 40, no antigo leito do Rio Paraná, passou pelas salas de despacho de carga e pela CCR, onde a apresentadora tirou mais fotos com os colegas de Itaipu. O passeio terminou, já à noite, na cota 108 e no eixo da turbina.

       
A visita foi feita nos principais pontos da usina. O eixo de uma unidade geradora, é claro, não ficou de fora.


Rede +Criança
   
No lançamento da Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes serão apresentadas as peças publicitárias e os números de disque-denúncia que serão utilizados na região, bem como o calendário das ações a serem desenvolvidas em conjunto no Brasil, Paraguai e Argentina. Xuxa será a madrinha da campanha.
   
Também será oficializada a parceria da Fundação Xuxa Meneghel com a Itaipu Binacional, para a implantação da Rede +Criança nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3, área de atuação da usina na margem brasileira.
   
Promoção de direitos das crianças
    
O assistente da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, Joel de Lima, disse que a participação de Xuxa como madrinha da campanha representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela binacional e parceiros no fortalecimento das políticas públicas em defesa do público infantojuvenil.
   
“Quando convidamos a Fundação Xuxa para ser parceira da campanha, a própria apresentadora demonstrou interesse em ser a madrinha e emprestar sua imagem para as ações publicitárias”, disse Joel.
   
A campanha
   
A campanha integra as ações desenvolvidas pela Itaipu Binacional e seus parceiros no enfrentamento da violência contra meninos e meninas na região das três fronteiras. O trabalho começou em maio, com peças publicitárias que incentivavam a denúncia de possíveis casos em Foz do Iguaçu.
   
A iniciativa reúne a Itaipu Binacional, as secretarias municipais de Assistência Social e Turismo, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Conselho Municipal do Turismo, Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público do Trabalho, Rede Proteger e representantes de entidades do Paraguai e da Argentina.
  
A partir de agora, todo o material será produzido em português, espanhol e guarani. Além de spots de rádio, banners e cartazes, será feito um trabalho de mobilização e capacitação com toda a sociedade, com ênfase em quatro segmentos: mídia, transporte, turismo e educação. “A ideia é tornar cada morador um multiplicador da campanha”, explicou Joel.
      
Outra ação será a produção de guias de referência para jornalistas, educadores e para as próprias crianças. No caso dos jornalistas, o objetivo é auxiliá-los na produção das reportagens.
    
Para os educadores, o guia ajudará na identificação de casos de abuso ou exploração dentro das escolas e também na abordagem do tema.
   
Já para as crianças, a proposta é, de maneira lúdica, falar do problema e incentivar a autoproteção, para que elas mesmas façam a denúncia em caso de violência.
   
A Fundação Xuxa Meneghel
  
A Fundação Xuxa Meneghel atua na proteção e na promoção dos direitos da criança e do adolescente, trabalhando para oferecer a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social oportunidades de exercer plenamente seus direitos e desenvolver suas potencialidades.
    
A Rede + Criança é constituída por meninos e meninas de todas as regiões brasileiras, que discutem e desenvolvem propostas para uma vida sustentável. Ela teve seu início com o projeto +Criança na Rio+20, realizado pela Fundação Xuxa Meneghel, que garantiu a participação das crianças no ambiente da conferência.
    
A Rede +Criança visa a expandir seu alcance para crianças de todo o país, promovendo o direito à participação infantil em iniciativas locais, nacionais e internacionais sobre o tema da sustentabilidade. Além de fortalecer o trabalho de influência nas políticas públicas e servir como ferramenta para chamar a atenção da sociedade e de governantes para os problemas relacionados a esse tema.


Fonte: JIE

Em Itaipu, Xuxa é recebida por diretores e assessores

A apresentadora Xuxa Meneghel foi recebida nesta quinta-feira (21) por Jorge Samek (Diretor Geral Brasileiro da Itaipu), Joel de Lima (seu assessor), James Spalding (Diretor Geral do Paraguai) e Victor Baez (Coordenador de Responsabilidade Social da Itaipu, no Paraguai), na sede da Usina Itaipu, em Foz do Iguaçu. 

Nesta sexta-feira (22), Xuxa lança a Campanha Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes envolvendo Brasil, Argentina e Paraguai.

Segundo Xuxa, ela precisa estar engajada em ações como essas.

Acompanhe em tempo real a visita de Xuxa em Foz do Iguaçu pelo Facebook: https://www.facebook.com/XuxaOficial?fref=ts

Joel fala da parceria entre Itaipu e a Fundação Xuxa Meneghel na CBN e na Foz TV

Desde o último mês de maio, a Itaipu Binacional, através do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), está engajada na Campanha de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolecentes, em Foz do Iguaçu.
211113 JOEL
 Agora, a campanha foi ampliada para o Paraguai e Argentina e ganhou reforço. A Itaipu convidou a apresentadora Xuxa Meneghel, através da Fundação Xuxa Meneghel, para ser madrinha da campanha, convite que foi prontamente aceito.
Joel de Lima, assistente do diretor-geral da Itaipu, esteve na rádio CBN, nesta quinta-feira (21), para falar ao programa CBN Foz Edição da Tarde sobre a participação da artista na campanha que vem registrando grande repercussão, devido à sua temática. Na quarta-feira (20), participou do Programa Foz Mulher, da Foz TV.
Segundo Joel, o convite deu-se devido ao trabalho realizado pela Fundação Xuxa Meneghel, que tem várias frentes de ações junto a crianças e adolescentes.
Joel de Lima falou ainda sobre a parceria da binacional com a fundação de Xuxa para implantação da Rede "+ Criança" nos 29 municípios da Bacia do Paraná III, área de atuação da usina na margem brasileira do rio Paraná, cujo lançamento ocorre durante a programação do XI Encontro Cultivando Água Boa, que começa nesta quarta-feira (20), no Rafain Palace Hotel.
 A campanha é realizada em conjunto com secretarias municipais de Assistência Social e Turismo, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Conselho Municipal do Turismo, Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público do Trabalho, Rede Proteger e representantes de entidades do Paraguai e da Argentina, agora ganha um reforço.

Acesse e ouça a entrevista

Xuxa lança campanha contra exploração de criança e pinta nome em viaduto de Foz

A apresentadora Xuxa Meneghel participa, nesta sexta-feira (22), às 13h30, no Centro de Convenções do Rafain Palace Hotel, em Foz do Iguaçu, do lançamento da Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.
   
Em seguida, Xuxa segue de carro até o viaduto entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. No local, a apresentadora vai deixar a marca da própria mão no muro, impressa com tinta, e “grafitar” o nome com lata de spray.
   
Haverá no local apresentação de jovens do Projeto Plugado! – Canais Ligados na Cultura, mantido pela Casa do Teatro e pelo Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA) de Itaipu. 
    
Rede +Criança
     
No lançamento da Campanha Trinacional de Combate à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes serão apresentadas as peças publicitárias e os números de disque-denúncia que serão utilizados na região, bem como o calendário das ações a serem desenvolvidas em conjunto no Brasil, Paraguai e Argentina. Xuxa será a madrinha da campanha.
    
Também será oficializada a parceria da Fundação Xuxa Meneghel com a Itaipu Binacional, para a implantação da Rede +Criança nos 29 municípios da Bacia do Paraná 3, área de atuação da usina na margem brasileira.
    
Promoção de direitos das crianças
    
O assistente da Diretoria Geral Brasileira da Itaipu, Joel de Lima, disse que a participação de Xuxa como madrinha da campanha representa o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela binacional e parceiros no fortalecimento das políticas públicas em defesa do público infantojuvenil.
     
“Quando convidamos a Fundação Xuxa para ser parceira da campanha, a própria apresentadora demonstrou interesse em ser a madrinha e emprestar sua imagem para as ações publicitárias”, disse Joel.
     
A campanha
    
A campanha integra as ações desenvolvidas pela Itaipu Binacional e seus parceiros no enfrentamento da violência contra meninos e meninas na região das três fronteiras. O trabalho começou em maio, com peças publicitárias que incentivavam a denúncia de possíveis casos em Foz do Iguaçu.
      
A iniciativa reúne a Itaipu Binacional, as secretarias municipais de Assistência Social e Turismo, Organização Internacional do Trabalho (OIT), Conselho Municipal do Turismo, Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público do Trabalho, Rede Proteger e representantes de entidades do Paraguai e da Argentina.
     
A partir de agora, todo o material será produzido em português, espanhol e guarani.
Além de spots de rádio, banners e cartazes, será feito um trabalho de mobilização e capacitação com toda a sociedade, com ênfase em quatro segmentos: mídia, transporte, turismo e educação. “A ideia é tornar cada morador um multiplicador da campanha”, explicou Joel.

       
Outra ação será a produção de guias de referência para jornalistas, educadores e para as próprias crianças. No caso dos jornalistas, o objetivo é auxiliá-los na produção das reportagens.
        
Para os educadores, o guia ajudará na identificação de casos de abuso ou exploração dentro das escolas e também na abordagem do tema.
      
Já para as crianças, a proposta é, de maneira lúdica, falar do problema e incentivar a autoproteção, para que elas mesmas façam a denúncia em caso de violência.
     
A Fundação Xuxa
      
A Fundação Xuxa Meneghel atua na proteção e na promoção dos direitos da criança e do adolescente, trabalhando para oferecer a crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social oportunidades de exercer plenamente seus direitos e desenvolver suas potencialidades.
      
A Rede + Criança é constituída por meninos e meninas de todas as regiões brasileiras, que discutem e desenvolvem propostas para uma vida sustentável. Ela teve seu início com o projeto +Criança na Rio+20, realizado pela Fundação Xuxa Meneghel, que garantiu a participação das crianças no ambiente da conferência.
      
A Rede +Criança visa a expandir seu alcance para crianças de todo o país, promovendo o direito à participação infantil em iniciativas locais, nacionais e internacionais sobre o tema da sustentabilidade. Além de fortalecer o trabalho de influência nas políticas públicas e servir como ferramenta para chamar a atenção da sociedade e de governantes para os problemas relacionados a esse tema.

Governo Federal entrega caminhões para 54 municípios paranaenses





O Governo Federal entrega neste sábado (23), caminhões basculantes para 54 municípios paranaenses. O repasse faz parte da segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A cerimônia, marcada para as 10h. no Clube Congresso Recreativo, na Lapa, contará com a presença da Ministra da Casa Civil, Glesi Hoffmann.

Confira a lista dos municípios beneficiados:

JUSSARA
PEROBAL
GENERAL CARNEIRO
PAULA FREITAS
PORTO VITORIA
CALIFORNIA
MARILANDIA DO SUL
MAUA DA SERRA
RIO BOM
ARAPOTI
JAGUARIAIVA
PALMEIRA
SENGÉS
IBIPORA
PRIMEIRO DE MAIO
ANTONINA
GUARAQUECABA
GUARATUBA
MATINHOS
MORRETES
PONTAL DO PARANA
AGUDOS DO SUL
CAMPO DO TENENTE
PIEN
ASSAI
BANDEIRANTES
CORNELIO PROCOPIO
ITAMBARACA
LEOPOLIS
NOVA AMERICA DA COLINA
RANCHO ALEGRE
SANTA MARIANA
SAO SEBASTIAO DA AMOREIRA
SERTANEJA
URAI
ANDIRA
CAMBARA
AMAPORA
INAJA
JARDIM OLINDA
NOVA ALIANCA DO IVAI
PARANAPOEMA
SAO CARLOS DO IVAI
SAO JOAO DO CAIUA
TAMBOARA
BALSA NOVA
CAMPINA GRANDE DO SUL
CAMPO MAGRO
CONTENDA
LAPA
MANDIRITUBA
QUATRO BARRAS
QUITANDINHA
TIJUCAS DO SUL