sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Juristas debatem compras on-line

 Encontro aconteceu na sede da Subseção da OAB em Foz do Iguaçu.

A alteração do Código de Defesa do Consumidor, prevista para 2013 devido ao crescimento do volume de compras via internet, foi o assunto da abertura do terceiro Ciclo Permanente de Debates Jurídicos, na noite desta quinta-feira (27), na Sede da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Foz do Iguaçu. O tema da vez é “Direito do Consumidor”.

O evento, organizado pela OAB com o apoio da Itaipu, termina nesta sexta-feira (28). O diretor jurídico de Itaipu, Cesar Ziliotto, e o presidente da OAB no Paraná, José Lúcio Glomb, participam do encontro.
Cesar Ziliotto (à direita) concede entrevista durante a abertura do encontro, nessa quinta-feira (27).

A justificativa para a alteração do documento criado em 1990 é o aumento do uso da internet para fazer compras. A cada ano no Brasil, o volume de venda eletrônica cresce 40%. A expectativa é que até 2025 supere o comércio físico.

Segundo a relatora-geral da Comissão de Juristas do Senado Federal, Cláudia Lima Marques, embora o Código e a plataforma www tenham sido criados no mesmo ano, o Brasil começou usar o comércio eletrônico a partir de 1995.

Mesmo assim, o País já é o terceiro na América Latina e 12º no mundo em compras via internet. “Hoje temos 77 milhões de pessoas conectadas em casa, fora o acesso público. É um crescimento considerado exponencial”, explicou.
“Queremos atualizar o Código para o século 21”, diz Cláudia Lima Marques.

Segundo Cláudia, há uma comissão de 22 senadores estudando os artigos a serem atualizados. “Queremos atualizar o Código para o século 21”. E completou: “Acredito que essas mudanças sejam apresentadas em março [de 2013], no Dia de Defesa do Consumidor [15]”.

Interesse

Para Ziliotto, o Ciclo Permanente de Debates Jurídicos já está começando a fazer parte do calendário dos acadêmicos e advogados da região. “A cada edição temos um maior número de acadêmicos. E recebemos telefonemas de profissionais interessados em saber qual será o tema do próximo encontro”, explicou.

Segundo Maraninchi, o ciclo de debates "permite que a comunidade acadêmica se especialize".

Segundo o coordenador do curso de Direito da UDC, Fernando Maraninchi, os palestrantes são muito qualificados, a maioria doutores, e isso chama a atenção, tanto dos advogados quanto dos acadêmicos. “Isso permite que a comunidade acadêmica se especialize”.

Palestras

Nesta sexta-feira, as palestras abordarão temas como “A proteção do idoso e o crédito consignado”, “A inversão do ônus da prova no Código de Defesa do Consumidor”, e o “Procon-PR e as formas de atendimento”. Outros assuntos debatidos são publicidade e os direitos do consumo, responsabilidade civil do fornecedor e a relação entre o consumidor e os serviços públicos essenciais.

O convênio assinado entre Itaipu e OAB prevê oito encontros por ano, até 2016, todos com temas relacionados ao Direito. Os próximos debaterão Direito Penal (25 e 26 de outubro) e Direito Constitucional (22 e 23 de novembro).

Fonte:JIE

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Candidatos ao Executivo e Legislativo assinam compromisso com as crianças

Os quatro candidatos ao Executivo e 12 candidatos ao Legislativo iguaçuense assinaram um Termo se comprometendo a ter uma gestão voltada a defender e garantir que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. A cerimônia ocorreu nesta quarta-feira, 26, na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu.


O documento elaborado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA) , com o apoio da Rede Proteger, é composto por 26 itens. Entre as exigências previstas nos termos está a realização de um diagnóstico sobre a situação dos meninos e meninas na fronteira; nomear representantes do poder municipal para participar do Conselho, logo nos primeiros dez dias de mandato; proporcionar transporte gratuito de qualidade às crianças matriculadas na rede municipal de ensino e elaborar políticas públicas destinadas a prevenção e tratamento de crianças usuárias de substâncias psicoativas.

Em 2008 um documento semelhante foi assinado pelos candidatos ao Executivo, mas este ano, o CMDCA e a Rede Proteger quiseram também a garantia dos futuros vereadores, pois são eles quem aprova orçamentos e elaboram as leis.

Segundo a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, Gládis Mirtha Baez, a assinatura deste documento é uma conquista para o município e à Itaipu que há 10 anos vem trabalhando para que os direitos dos meninos e meninas sejam respeitados. “Queremos que o novo gestor tenha os jovens como prioridade no seu governo. Somos uma cidade turística, mas não basta apenas recepcionar bem o turista, precisamos cuidar das nossas crianças, que são o futuro de Foz”, explicou.

Foto: Kiko Sierich

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Trabalho infantil reduz 14%, diz IBGE

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio divulgada na última sexta-feira (21) pelo IBGE mostrou um avanço no que diz respeito ao trabalho infantil.
A lei proíbe o trabalho de crianças no Brasil. Só a partir dos 16 anos é que os adolescentes podem trabalhar. Mas, se no dia a dia encontramos pequenos trabalhadores sacrificando a infância, a pesquisa trás uma boa notícia: o trabalho infantil está diminuindo no país.

Em dois anos, cerca de 600 mil crianças deixaram de trabalhar. Uma redução de 14%. O Nordeste registrou a maior redução. Apenas na região Norte a exploração da mão-de-obra infantil aumentou.
“Independente da classe social, criança não tem que trabalhar. O trabalho precoce só prejudica. Qualquer mínimo percentual, qualquer criança afastada do trabalho infantil é motivo de grande comemoração”, defende a procuradora do Trabalho Débora Tito.



segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Idosos de Pato Bragado visitam Foz


Os integrantes do Coral de Idosos de Pato Bragado visitaram Foz do Iguaçu, neste domingo (23). Eles conheceram os principais atrativos turísticos da cidade e fizeram uma apresentação nas Cataratas do Iguaçu.

sábado, 22 de setembro de 2012

Candidatos a prefeito de Foz se comprometem a criar Secretaria da Mulher

Candidatos prometem atendimento especial às questões do gênero.

Os quatro candidatos ao Executivo de Foz do Iguaçu assinaram um Termo de Compromisso com as políticas públicas para as mulheres. O evento, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, com o apoio da Itaipu, aconteceu nessa quinta-feira (20), no Hotel Slaviero.

Com a assinatura do documento, os candidatos se comprometeram, caso eleitos, a criar uma Secretaria Municipal da Mulher, que dará condições a uma gestão voltada a elas.

O termo foi construído pelas próprias iguaçuenses, com base nas dez prioridades levantadas durante a Conferência Municipal e seguindo orientações da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, da Presidência da República.

Entre as exigências do grupo está a de elaborar e implementar planos municipais de políticas para as mulheres; criar uma vara especializada exclusiva para atender casos de violência; criar e promover campanha de enfrentamento ao racismo, sexismo e lesbofobia e a inclusão desses temas na formação profissional do servidores. Também está prevista a criação de um Centro de Referência do Homem.


Segundo Criviam Paiva de Siqueira, da Assessoria da Diretoria Geral (AS.GB) e conselheira municipal dos Direitos da Mulher, como as eleições municipais representam um momento importante, o Conselho “não poderia deixar de pedir aos futuros prefeitos este atendimento diferenciado às mulheres”.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Parques Tecnológico aceleram o progresso

 Para Samek (ao centro), parques tecnológicos estimulam o desenvolvimento local. "O PTI é um exemplo."

O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Samek, participou, na noite dessa terça-feira (18), no Cineteatro dos Barrageiros, da abertura oficial do 22º Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e do 20º Workshop da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). O evento começou na segunda-feira (17) e segue até sexta (21), no Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Segundo Samek, parques tecnológicos, como o PTI, ajudam a atrair universidades e centros de pesquisa, o que estimula o desenvolvimento do conhecimento e da economia local. “Hoje se planta milho por aqui mesmo e se colhe frango temperado, pré-cozido para a exportação. Isso se deve a esta palavra mágica chamada tecnologia”, destacou. E acrescentou: “E a usina continua gerando cada vez mais. Batendo seus recordes de produção de energia”.

O Cineteatro dos Barrageiros ficou cheio para a solenidade de abertura.

Participaram da solenidade cerca de 800 pessoas, entre autoridades, pesquisadores, empreendedores e gestores de incubadoras e parques tecnológicos, entre outros. O tema dos encontros é "Parques e Incubadoras: revelando e integrando novas rotas de desenvolvimento".

A proposta do seminário é definir como o movimento de empreendedorismo e parques tecnológicos podem contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária, que gere e compartilhe riquezas por meio da inovação.

O evento também contou com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto; do prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi; do diretor técnico do Sebrae, Carlos Alberto Santos; da presidente da Anprotec, Francilene Garcia; do presidente da Finep, Glauco Arbix; e do diretor do CNPQ, Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo.

PTI cumpre sua função

Criado como forma de replicar o conhecimento acumulado durante a construção da maior hidrelétrica do mundo em geração de energia, o PTI vem cumprindo bem essa função, segundo Samek. “Para conseguirmos gerar e inovar decidimos aproveitar o conhecimento instalado na usina. Hoje, colhemos bons resultados”, disse.

Educação

Durante a abertura, as autoridades apresentaram um panorama sobre como esse movimento vem sendo tratado nas três esferas governamentais (nacional, estadual e municipal) e os desafios futuros. Hoje, o empreendedorismo é visto como uma alternativa de carreira aos egressos de cursos de graduação e pós-graduação, que, apoiados por incubadoras de empresas, transformam o conhecimento gerado na academia em produtos e soluções para a sociedade.

Uma das metas é aumentar o número de pesquisadores no setor empresarial. “Para alcançar este objetivo, precisamos investir em educação. Ainda não percebemos o quanto isso é importante para o desenvolvimento”, disse Álvaro Prata, Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Setec), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Geração de renda

Atualmente, o sistema brasileiro de parques tecnológicos incubadoras de empresas considerado um dos maiores do mundo. São cerca de 30 parques tecnológicos em operação e 384 incubadoras, que apoiam mais de 3.700 empresas e que empregam cerca de 17 mil pessoas. Essas incubadoras apoiaram outros 2.500 empreendimentos já graduados, que geram aproximadamente 30 mil postos de trabalho. Juntas, empresas graduadas e incubadas faturam cerca de R$ 4,7 bilhões por ano.

O seminário

A primeira edição do Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas aconteceu em 1987. Desde então, o encontro tem servido como propulsor do movimento de empreendedorismo inovador, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social do Brasil e do mundo. No seminário, os participantes estão tendo a oportunidade de conhecer modelos e ações bem-sucedidas implantadas em diversas regiões do País.

Fonte: JIE

Candidatos ao Executivo assinam compromisso com as mulheres nesta quinta-feira

Os quatro candidatos ao Executivo de Foz do Iguaçu: Chico Brasileiro, Reni Pereira, Elvis Gimenes e Elias Aiex assinam, nesta quinta-feira (20), um documento se comprometendo a ter uma gestão voltada às mulheres. O evento será realizado no Hotel Slaviero, das 9h às 16h.

O Termo de Compromisso foi proposto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), com o apoio da Itaipu Binacional.

Uma das principais reivindicações do Conselho é a criação de uma Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres. Assim, as 10 prioridades levantadas pelas mulheres durante a Conferência Municipal poderão ser colocadas em prática.

Entre as solicitações, elas pedem mais participação das mulheres nos espaços de poder e de decisão; autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho; educação para a igualdade e livre de preconceitos; enfrentamento à violência contra mulheres, bem como, cultura e mídia não discriminatória.

O evento será dividido em duas fases. No período da manhã, as mulheres elencarão duas ações a ser tomadas pelo prefeito com base nos 10 eixos temáticos para ser inclusos no pacto. E às 14h40 os candidatos assinarão o documento.

Segundo a conselheira Criviam Paiva de Siqueira as eleições municipais representam um momento importante para consolidar avanços e conquistas das mulheres. “O debate sobre a realidade do município com as cidadãs que nele vivem, permite identificar seus problemas, apresentar soluções, projetos e políticas para quem quer vê-lo crescer com sustentabilidade e igualdade”, disse.

Hatoum faz palestra hoje em Foz


Milton Hatoum nasceu em 1952, em Manaus (Amazonas). Morou durante a década de 1970 em São Paulo, onde se diplomou em arquitetura na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, trabalhou como jornalista cultural e foi professor universitário de História da Arquitetura. Em 1980 viajou como bolsista para a Espanha, onde morou em Madri e Barcelona. Depois passou três anos em Paris, onde estudou literatura comparada na Sorbonne (Paris III). Autor de quatro romances premiados, sua obra foi traduzida em dez línguas e publicada em catorze países.
Foi professor de literatura francesa. Em 1989 escreveu seu primeiro romance (Relato de um certo Oriente), ganhou o prêmio Jabuti de melhor romance. Em 2000 publicou o romance Dois irmãos (prêmio Jabuti – 3 lugar na categoria romance/ indicado para o prêmio IMPAC-DUBLIN), eleito o melhor romance brasileiro no período 1990-2005 em pesquisa feita pelos jornais Correio Braziliense e O Estado de Minas. Em 2001 foi um dos finalistas do Prêmio Multicultural do Estadão, por conta da publicação do Dois Irmãos. Em 2005, seu terceiro romance (Cinzas do Norte ), obteve cinco prêmios: Prêmio Portugal Telecom, Grande Prêmio da Crítica/APCA-2005, Prêmio Jabuti/2006 de Melhor romance, Prêmio Livro do Ano da CBL, Prêmio BRAVO! de literatura). Em 2008 recebeu do Ministério da Cultura a Ordem do mérito cultural. Em 2010 a tradução inglesa de Cinzas do Norte (Ashes of the Amazon/Bloomsbury,2008) foi indicada para o prêmio IMPAC-DUBLIN.

Em 2008 publicou seu quarto romance (Órfãos do Eldorado), prêmio Jabuti – 2 lugar na categoria romance. Órfãos do Eldorado faz parte da coleção Myths, da editora escocesa Canongate. Em 2009 publicou o livro de contos A cidade ilhada.

Sua obra já foi traduzida em 12 línguas e publicada em 14 países.

Hatoum publicou também ensaios e artigos sobre literatura brasileira e latino-americana em revistas e jornais do Brasil, da Espanha, França e Itália. Alguns de seus contos foram publicados nas revistas Europe, Nouvelle Revue Française (França), Grand Street (Nova York) e Quimera (México). Participou de várias antologias de contos brasileiros publicados na Alemanha e no México, e da Oxford Anthology of the Brazilian Short Story.

Em parceria com o filósofo e crítico literário Benedito Nunes, publicou Crônica de duas cidades: Belém e Manaus, em 2006, pela SECULT-PA.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Novo recorde: 400 celulares voaram durante o 5º Torneio Sul-Americano de Arremesso


 Competidor se prepara para lançar seu celular: número de participantes aumenta a cada ano.

Quatrocentos celulares voaram sobre o Gramadão, na Vila A, em Foz do Iguaçu, nesse domingo (16), durante o 5º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular – um novo recorde mundial em competições do gênero. No local também aconteceu o 4º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook, que reuniu 20 participantes. As competições integraram as comemorações do aniversário da Segurança Empresarial de Itaipu e tiveram o apoio da binacional.

Até então, o recorde anterior era do 4º Torneio, de 2011, com 313 celulares.

Os torneios proporcionaram lazer e conscientização ambiental às milhares de pessoas que passaram pelo Gramadão para participar dos torneios, assistir à disputa ou simplesmente aproveitar o domingo de sol.

Milhares de pessoas compareceram no Gramadão nesse domingo (16).

Os participantes foram divididos nas categorias masculino e feminino, adulto e juvenil. Para arremessar os aparelhos e concorrer aos prêmios, cada competidor doou dois quilos de alimentos.

A exemplo dos anos anteriores, a proposta dos eventos foi alertar a comunidade sobre os perigos do descarte incorreto de aparelhos eletrônicos. Celulares e notebooks contém metais pesados em sua composição e esses resíduos, quando expostos ao meio ambiente, podem causar sérios dados à saúde.

Gabriel Campo Neto, organizador dos torneios, e Bruce Brussolo, apresentador dos eventos.

“Muitas pessoas deixam os celulares velhos guardados ou fazem o descarte de forma inadequada”, disse o coordenador dos torneios, Gabriel Antônio Campos Neto, da Divisão de Planejamento e Atividades Especiais (SESE.AD). “Nosso objetivo foi promover uma confraternização e, ao mesmo tempo, conscientizar a população sobre importância da proteção do meio ambiente.”




Resultados

No 5º Torneio Sul-Americano de Arremesso de Celular, categoria masculina, o primeiro lugar ficou com o soldado do 34º BIMTZ Ricardo Borges de Oliveira, de 19 anos, com 99,17 metros. No feminino, Elieli Maria Alves atingiu a marca de 63,26 metros. “É a primeira vez que participo do torneio. Estou muito feliz, pois ganhei e ainda aprendi sobre o descarte correto do lixo eletrônico”, comemorou Ricardo Borges.

No lugar mais alto do pódio masculino, Ricardo de Oliveira, que obteve a marca de 99,16 metros.

A marca do soldado ficou a menos de três metros do recorde mundial. Apesar disso, não faltaram motivos para comemoração. “Embora tivéssemos um prêmio especial para quem superasse o recorde mundial de 102 metros, a festa foi especial. A participação foi maciça. Não esperávamos tantos competidores”, completou Campos Neto.

No juvenil masculino, a maior distância foi registrada por Lucas Eduardo Lopes, com 50,27 metros. No feminino, Khetyeli Quintana ficou em primeiro lugar, com 31,18 metros.

Elieli Alves, a vencedora no feminino.


O 4º Torneio Mundial de Arremesso de Notebook, a única competição desse tipo no mundo, teve como vencedor o colega Calixto Avelino Júnior, do Departamento de Coordenação de Segurança (SES.AD), que atingiu 34,41 metros. “Foi a segunda vez que arremessei um notebook e acho que tive sorte”, disse Calixto. “Da outra vez foi representando a equipe da ADM nos jogos da Segurança Empresarial.”

Reciclagem

A empresa iguaçuense Krefta Tecnologia em Serviços foi a responsável por receber os materiais eletrônicos e dar a destinação correta. “Primeiro vamos separar os aparelhos por tipo e componentes e, depois, encaminharemos para empresas de reciclagem em São Paulo, Curitiba e Cascavel”, explicou a engenheira ambiental da empresa, Gabriela Krieger.

Quem tinha lixo eletrônico proveitou o evento para levar à empresa especializada, que os recolheu no Gramadão.

Quem não pôde participar dos eventos, mas tem em casa algum aparelho eletrônico sem uso, pode entrar em contato com a Krefta pelo telefone (45) 3028-6200 e receber orientações sobre o descarte correto.

Alimentos

Durante todo o dia foram arrecadadas três toneladas de alimentos não perecíveis. Segundo Carlos Silva, do Rotary de Foz, os alimentos serão repassados a dez entidades assistenciais do município.

Fonte: JIE

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Mostras celebram 25 anos do Ecomuseu


 “Restauramos o Ecomuseu para promover espetáculos de qualidade e parcerias como esta”, disse Samek.

As mostras itinerantes “Andersen, Luz e Cor” e “Memória das Cataratas”, inauguradas na noite dessa quinta-feira (13), no Ecomuseu, abriram as comemorações dos 25 anos do espaço, celebrados em 17 de outubro. Cerca de 50 pessoas compareceram à cerimônia. Entre elas, o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich; o diretor do Museu Alfredo Andersen, Ronald Yves Simon; e Karina Viana, da assessoria técnica da coordenaçao, na área de gestáo museológica.

As 17 obras do pintor norueguês radicado em Curitiba, Alfredo Andersen, ficarão em exposição no Ecomuseu até 3 de novembro. Depois, seguirão para Cascavel.

A mostra – que, ao todo, passará por oito cidades do Paraná – faz parte do projeto “Polos Museológicos”, do Sistema Estadual de Museus. O objetivo é garantir à comunidade paranaense acesso ao patrimônio cultural mantido pelo Estado.

Mostra “Andersen, Luz e Cor”.

“Queremos que todos os paranaenses conheçam as obras dos nossos museus sem precisar ir à capital”, disse Karina Viana. “Foz foi uma das escolhidas para fazer parte do circuito por ser uma cidade-satélite e ter um museu espetacular”, justificou a coordenadora. Segundo ela, o intercâmbio de acervos será intensificado. “Em 2012, levaremos o acervo do Ecomuseu para outros municípios.”

Segundo Simon, Andersen “é um grande pintor paranaense, mas conhecido apenas entres os artistas e não pela comunidade”. “Queremos apresentar Andersen e compartilhar a riqueza das suas obras.”

Arte na fronteira

Para Samek, integrar a mostra itinerante “Andersen, Luz e Cor” confirma a importância de Foz do Iguaçu no cenário artístico estadual. “Já temos o turismo e a gastronomia e agora a arte. O que tem tudo a ver”. E acrescentou: “Restauramos o Ecomuseu para promover espetáculos de qualidade e parcerias como esta.”

Para Nelton Friedrich, é um presente para Foz e para o Ecomuseu receber obras de uma das mais ricas personalidades artísticas paranaenses. “Mostras itinerantes são muito expressivas, pois levam a arte onde o povo está”.

Para ficar na memória


A exposição fotográfica "Memória das Cataratas" é outra atração itinerante do Ecomuseu.

A exposição fotográfica "Memória das Cataratas", que revela importantes marcos da trajetória do Parque Nacional do Iguaçu (PNI) ,voltou ao Ecomuseu e também ficará em exposição até dia 3 de novembro. Resultado de uma parceria da Itaipu com o PNI, as fotografias foram obtidas junto a famílias que fizeram parte da história da colonização de Foz do Iguaçu e região.

Andersen

Nascido na Noruega em 1860, Andersen foi bastante influenciado pelo cenário artístico e político de seu país nas décadas de 1880 e 1890, que também produziu artistas como o compositor Edvard Grieg e o escritor Henrik Ibsen. Filho de um marinheiro mercante teve a oportunidade de conhecer vários lugares do mundo. Como jornalista, chegou a fazer a cobertura do Salão Oficial de Belas Artes de Paris, em 1889, mesmo ano da inauguração da Torre Eiffel.

Com toda essa bagagem cultural, Andersen desembarcou no Porto de Paranaguá em 1892 e fixou residência no Litoral do Paraná. Pouco tempo depois, casou-se e mudou-se para Curitiba, onde viria a abrir seu ateliê e alcançaria reconhecimento por seu trabalho. Suas pinturas de cenas do cotidiano têm grande variedade de tons, resultando em quadros bastante expressivos e luminosos.

Fonte: JIE

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Crescimento: Plugados chega à Universidade

O Projeto Plugado – Canais Ligados na Cultura, mantido pela Casa do Teatro e Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu, está ampliando suas atividades e ganhando novos espaços. Por incentivo da Itaipu, depois de passar pelo Ensino Médio, chegou à universidade, mais precisamente à Universidade da Integração Latino-Americana (Unila).

Paralelo a formação artística e cultural de 800 alunos das escolas públicas de Foz do Iguaçu - trabalho que já rendeu vários prêmios ao projeto -, os adolescentes estão ministrando oficinas de teatro e dança para 40 acadêmicos da Unila. As aulas ocorrem quatro vezes por semana no campus da universidade, no Centro.


Depois quatro meses de formação, os acadêmicos serão responsáveis pela multiplicação dos conteúdos artísticos e cultuais, em escolas e comunidades iguaçuenses. Até lá, como atividade extracurricular, os “unileiros” promovem oficinas de cinema e vídeo nas escolas estaduais.

Com isso, o número de plugados também vai aumentar. Além dos 40 adolescentes que já recebem “Bolsa Auxílio Permanência”, no valor de R$ 100, 30 universitários também passarão a receber a ajuda e serão considerados “plugados”.

Além do processo de formação e de multiplicação dos conteúdos em teatro, dança e cidadania, promovidos pelo programa, também está sendo construída uma agenda de atividades artísticas e culturais no campus, envolvendo a produção de alunos e professores da universidade.

A coordenadora do PPCA, Gládis Mirtha Baez, explicou que esta foi uma forma proposta pela Itaipu para integrar os unileiros à comunidade. “A Itaipu e a Casa do Teatro abriram o Plugados para os acadêmicos. Ainda é um projeto piloto, mas com certeza ganhará mais força no próximo ano”, disse.

Parceria

A coordenadora do Plugados, Arinha Rocha, explica que todos tendem a ganhar com este novo trabalho. O projeto porque amplia o leque de atividades artísticas oferecidas, pois os acadêmicos da Unila vêm de uma cultura diferente e ajuda a universidade na construção de uma agenda permanente de produção e de circulação artística e cultural. “A intenção é dotar o campus de uma programação permanente de arte e cultura, através de oficinas formação e apresentações, reunindo estudantes e a comunidade”, disse Arinha.

Para o Reitor da Unila, Hélgio Trindade, esta preocupação da Itaipu em abrir os espaços dos seus programas para os unileiros reforçará os vínculos entre a instituição universitária e a comunidade do município. “A cultura é um valioso instrumento para a integração entre as pessoas. Por isso, confiamos que essas atividades contribuirão para fomentar a produção cultural de nossos alunos e professores, além de aproximar a universidade e a população iguaçuense”.

E completou Joel de Lima, assistente Diretor Geral da Itaipu. “Foz já possui uma vocação cosmopolita, onde vários povos e culturas estão permanentemente em contato e em constante troca. Com as ações do projeto Plugado! na universidade será possível ampliar a integração latino-americana e os laços de união e solidariedade entre as nações”.

Plugado

O projeto Plugado! é realizado desde de 2009, através de financiamento da Itaipu Binacional, além de contar com o apoio institucional do Núcleo Regional de Educação. Neste período, a ação beneficiou cerca de 800 adolescentes e jovens dos ensinos fundamental e médio de 10 escolas estaduais.

Na Unila, as atividades serão desenvolvidas através da Secretaria de Assistência Estudantil (Saec).

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Redução das tarifas de energia estimulará produção e queda da inflação, diz Paulo Bernardo

A redução das tarifas de energia elétrica a partir de 2013 vai estimular a produção no país e a queda da taxa de inflação, disse na sexta-feira (7) o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, depois de acompanhar o desfile de Sete de Setembro em Brasília. Ele confirmou a expectativa do governo de impulsionar, com essa medida, a competitividade do país.

“Temos uma coisa preciosa que é o mercado de consumo, com emprego quase pleno, as pessoas com poder aquisitivo e os salários que ainda estão aumentando. Se tiver consumo, a produção vai crescer bastante”, disse o ministro.

Os detalhes da medida ainda serão anunciados na próxima terça-feira (11). Na quinta-feira (6), a presidente Dilma Rousseff adiantou que haverá redução de 16,2% para os consumidores residenciais e de 28% para as indústrias.

O governo deve agir em duas frentes para assegurar essas reduções. Uma das medidas deve recair em dez encargos sobre o setor que são cobrados hoje e que representam cerca de 10% do valor do serviço. Essas cobranças poderão ser reduzidas ou extintas. O governo também deve renovar alguns contratos de concessões do setor elétrico que começam a vencer a partir de 2015.

Fonte: Agência Brasil

Banco do Brasil aumenta o financiamento estudantil em mais de 200%

O Banco do Brasil (BB) informou nesta segunda-feira (10) que atingiu o volume de R$ 7 bilhões em operações no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O dinheiro atende a mais de 200 mil estudantes de instituições privadas de ensino superior.

Ainda de acordo com o BB, dois terços do total das operações liberadas pelo banco até agora foram formalizadas durante 2012, desempenho que supera em 226% o resultado de 2011.

O Fies permite ao universitário financiar até 100% das mensalidades. Os juros são de 3,4% ao ano, para todos os cursos, e o pagamento começa 18 meses após a formatura. Durante o curso, o estudante paga, a cada trimestre, o valor máximo de R$ 50, referente a juros incidente sobre o financiamento.

Fonte: Agência Brasil

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Em Foz, comédia jovem “Herdeiros” reúne atores globais


A equipe do projeto Jovem Tour 2012 desembarca em Foz do Iguaçu para três apresentações da peça “Herdeiros”, neste final de semana. Os espetáculos acontecem na Sala de Teatro do Boulevard, nos dias 15, 16 e 17, às 20 horas. O objetivo é contribuir com a formação de novas plateias e a formação de público para o teatro.

A montagem reúne um elenco formado por quatro atores globais: Guilherme Leicam interpretou o “Fábio”, de “Fina Estampa”, Eliseu Carvalho foi o “Carneirinho” de ”Aquele Beijo”, Keff Oliveira viveu o personagem “Caco” na novela “Morde e Assopra” e Maurício Silveira protagonizou o “Samuel”, da produção “Insensato Coração”.

A peça “Herdeiros”, a ser encenada em Foz do Iguaçu, aborda as contradições enfrentadas pelos indivíduos na vida moderna. Considerada uma comédia jovem, o espetáculo refaz o caminho da construção de laços sociais e afetivos desarticulados durante a correria do cotidiano. Depois de três anos, quatro irmãos se reencontram após o desaparecimento da mãe. Enquanto aguardam as providências, os jovens passam a rever fatos e acontecimentos que marcaram as suas vidas. O texto e a direção do espetáculo são de Francis Mayer.

A produção local do espetáculo é realizada pela Casa do Teatro, associação cultural iguaçuense, com o apoio cultural do Iguassu Boulevard e da Wizzard.

Como explica a produtora do evento, Arinha Rocha, a apresentação busca ampliar a oferta de atividades teatrais na cidade, diversificando a linguagem e o conteúdo dos temas e técnicas utilizadas pelas companhias. “A peça tem uma produção moderna e um elenco bem jovem, envolvendo preocupações e linguagens próprias desta fase da vida. Além de oferecer um bom espetáculo, a ideia é agregar e ampliar novos públicos para a arte do teatro”.

O projeto Jovem Tour está em vigência há cerca de 20 anos. A iniciativa percorre por capitais e cidades do interior do Brasil, onde são realizados espetáculos de teatro, especialmente dirigidos a adolescentes e jovens.

SERVIÇO:
“Herdeiros”, espetáculo teatral
Quando: 15, 16 e 16 de junho, às 20 horas
Onde: Iguassu Boulevard
Informações: (45) 3572-1473 e 3027-1474 ou casadoteatrofoz@hotmail.com


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Candidatos vão assinar termo de compromisso com as crianças


Gládis Mirtha (à esquerda) fala aos participantes da Rede Proteger, na sexta-feira (31).

Os candidatos ao Executivo e Legislativo de Foz do Iguaçu serão convidados a assinar, no dia 27, às 14h, na Câmara de Vereadores, um documento se comprometendo a defender os direitos das crianças e adolescentes no município e garantir que sejam respeitados. Os últimos detalhes do termo de compromisso foram definidos na sexta-feira (31), durante reunião da Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger).

O documento foi proposto pela Rede Proteger em parceria com o Ministério Público Federal e outras entidades parceiras, como a Itaipu Binacional, em seu Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).

O termo é semelhante àquele proposto nas eleições de 2008 aos candidatos ao Executivo. Este ano, porém, a Rede quer também a garantia dos futuros vereadores, que serão responsáveis pela aprovarão de orçamentos e elaboração de leis.

Segundo a coordenadora do PPCA da Itaipu, Gládis Mirtha Baez, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê que os meninos e as meninas sejam prioridade dos governantes. “Sabemos que isso nem sempre é possível, mas precisamos pedir uma atenção especial a eles”, explicou.

Compromisso

O documento terá 18 compromissos, entre eles, a elaboração de um diagnóstico da situação das crianças e adolescentes no município. Atualmente, estima-se a existência de quatro mil jovens em situação de vulnerabilidade social em Foz do Iguaçu, mas nunca foi feito um levantamento específico.

Outra demanda é a criação de um banco de dados único para que todas as informações referentes à saúde, educação e lazer dessas crianças sejam armazenadas num mesmo local, ao qual todas as entidades possam ter acesso.

O fortalecimento do Conselho Tutelar também é um dos compromissos. Hoje, o Conselho somente registra os casos de violência, pois não tem condições de atendê-los, e encaminha para outras instituições. A proposta é que a própria entidade tenha condições de atender as crianças.

Fonte: JIE

Governo adota medidas para amenizar efeitos da crise internacional sobre os produtores agropecuários, diz Dilma

A presidenta Dilma Rousseff disse em sua coluna semanal Conversa com a Presidenta, que o governo tem adotado medidas para diminuir os efeitos do aumento dos custos de produção e da crise financeira internacional sobre a suinocultura brasileira. Ao responder pergunta do produtor rural Rodolfo Pires Vasques, de Uruaçu (GO), ela destacou que no Plano Agrícola e Pecuário 2012/2013 foi criada uma linha de crédito para produtores independentes, com limite de R$ 2 milhões por produtor e taxa de juros de 5,5% ao ano.

“Criamos, também, uma linha especial de crédito, com valor inicial de R$ 200 milhões, para os suinocultores adquirirem leitões. Nossa expectativa é de que essas ações, mais o trabalho dos suinocultores, consigam amenizar as dificuldades e assegurar a renda do setor até que o mercado volte à normalidade”, disse.

Dilma também falou sobre a qualificação de profissionais para o setor turístico brasileiro. Em resposta ao engenheiro Jairo Bastos Lima, de São Paulo (SP), a presidenta destacou a criação do Pronatec Copa, que irá capacitar profissionais para atuar, principalmente, na Copa das Confederações em 2013, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.

“Criamos o Pronatec Copa, com cursos gratuitos, para formar ou aperfeiçoar profissionais do setor. Já foram abertas 40 mil vagas e, até 2014, serão 240 mil vagas, em 29 atividades do setor, como agentes de viagem, garçons, recepcionistas, camareiras e muitas outras profissões. Esperamos que a maior capacitação de nossos profissionais permita que brasileiros e estrangeiros tenham ótimas experiências nas viagens para conhecer as belezas de nosso país”, enfatizou.

Na coluna, a presidenta disse, ainda, que o governo fiscaliza a distribuição do Bolsa Família para garantir que os benefícios do programa cheguem a quem realmente precisa. Questionada por Cassia Ribeiro, operadora de caixa em Itaberaba (BA), ela destacou que os cidadãos também podem contribuir denunciando irregularidades.

“Para combater eventuais erros e desvios, as famílias beneficiárias devem atualizar seus dados, no mínimo, a cada dois anos. Todo cidadão que tiver conhecimento de alguma irregularidade pode, e deve, denunciá-la diretamente ao gestor local ou à Instância de Controle Social do seu município. O Ministério Público, a Controladoria-Geral da União e o Tribunal de Contas da União também fiscalizam o programa e, junto com o controle de toda a sociedade, ajudam a garantir que o Bolsa Família chegue realmente às famílias que precisam dele”.

Fonte: Blog do Planalto