sexta-feira, 30 de março de 2012

Itaipu fala sobre conquistas de homens e mulheres no encontro Gênero em Debate

 Joel de Lima fala sobre o programa de gênero de Itaipu que agora tem novos desafios: ampliar sua atuação com foco na diversidade.

O assistente do diretor geral brasileiro, Joel de Lima, participou nesta quarta-feira, 28, à noite, do encontro “Gênero em Debate”, promovido pela Universidade da Integração Latino-Americana (Unila) na Fundação Cultural, em Foz do Iguaçu. O evento faz parte das comemorações do município do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março.

Joel falou sobre as conquistas e os novos desafios do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero da Binacional, que deve ampliar sua atuação com foco na diversidade.

Proposta inicial tinha como foco dar mais oportunidade de trabalho e promoção para as mulheres na Itaipu e na comunidade do seu entorno. O programa ganhou novas dimensões.

“Inicialmente, a proposta era tornar a relação de trabalho entre homens e mulheres mais equitativa na Itaipu e, por consequência, na comunidade do seu entorno”, disse Joel. Mas o programa ganhou outra dimensão: virou exemplo para demais empresas do setor elétrico e tornou-se uma política interna consolidada com diretrizes.

Joel relatou todo o processo de implantação do programa. “Em 2003, com a orientação do governo federal de ter uma usina mais socialmente responsável, a ex-diretora financeira, Gleisi Hoffmann, hoje, ministra da Casa Civil, ‘comprou a briga’ das mulheres e criou o Programa de Incentivo à Equidade de Gênero”, disse. Foi o primeiro dentro do setor elétrico.

O programa contou com a contribuição das próprias empregadas e colaboradoras que apresentaram sugestões para melhor as condições de trabalho e de crescimento profissional, sem distinção, para trabalhadores e trabalhadoras. Todos ganharam.

Os benefícios foram estendidos para os homens, entre eles o horário móvel, inicialmente implantado para facilitar a vida das mães que precisavam deixar os filhos na escola e não tinham flexibilidade de entrar e sair mais cedo ou vice-versa.

As conquistas foram além. Houve aumento da participação das mulheres nos programas de capacitação e a ampliação da participação feminina nos espaços de decisão. De 2003 a 2012, o número de mulheres em postos de chefia dobrou, de 10% para 20%. Até 2002, nenhuma mulher havia ocupado uma diretoria. Agora são três, uma no Brasil e duas no Paraguai, entre os doze diretores de ambos os países. Margaret Groff é a primeira mulher do quadro próprio a ocupar um cargo de diretora financeira executiva na Itaipu.

Do jeito que está não está bom


Embora Joel acredite nos avanços, fez uma provocação à plateia. “Hoje temos uma ‘presidenta’, mas ainda precisamos avançar muito mais. E esta mudança depende da atuação de cada um de nós. A omissão deixa tudo como está e, como está, não está bom”, frisou.

Participaram também do debate, representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Delegacia da Mulher, Conselho Municipal da Mulher e do CRAM.

Com informações do JIE

quinta-feira, 29 de março de 2012

Especialista em Infância e Juventude faz palestra à Rede Proteger, nesta sexta

A pedagoga Rita Ippólito, especialista na área da Infância e Juventude, bate um papo nesta sexta-feira, 30, com os representantes das 40 entidades que formam a Rede de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (Rede Proteger). O debate sobre “Trabalhando em Rede a proteção infanto-juvenil”, será às 9h, no Auditório do Sesc.

Rita atua desde 1985 com projetos de cooperação internacional para a promoção dos direitos humanos de crianças e adolescentes; de desenvolvimento humano e de responsabilidade social. No Brasil, desde 1992, trabalha em projetos de desenvolvimento infanto-juvenil, e com atuação especifica na área dos direitos humanos de crianças e adolescentes e na educação. É, inclusive, autora do Guia Escolar: Identificação de sinais de Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, bem como de vários artigos e palestras utilizados em programa de formação de Educadores.

“A Rita tem uma vasta experiência na área de proteção aos direitos de meninos e meninas. Através deste debate, buscaremos fomentar ainda mais o trabalho em rede. Quando atuamos de forma articulada, ou seja, os resultados são mais efetivos”, destacou Mirtha Baez, coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA).

Logo após o bate-papo, os representantes das instituições, entre elas a Polícia Federal, SESC, Sest-Senat, Vara da Infância e da Juventude e Itaipu Binacional, através do (PPCA), debatem a Campanha da Fraternidade, cujo tem em 2012, é Saúde Pública e as atividades a ser realizadas em 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Laboratório no PTI desenvolverá tecnologias de projeção de grandes imagens

O Parque Tecnológico Itaipu (PTI) contará, em breve, com um laboratório voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias de projeção de grandes imagens. Trata-se de um projeto que vai explorar a arte da luminografia, técnica utilizada para iluminar edifícios e monumentos por meio de projeções de grandes imagens, transformando essas construções em obras de arte e espetáculos de luzes.

A implantação do Laboratório de Luminografia é resultado de uma parceria entre a Fundação PTI – Brasil (FPTI-BR), a Assessoria de Comunicação Social Brasileira da Itaipu Binacional e o artista ítalo-francês Gaspare di Caro, com o apoio da Organização dos Estados Íbero-Americanos (OEI) e do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu). O objetivo desse laboratório é desenvolver equipamentos e soluções para projeção de imagens, criando novas experiências para os turistas que visitam os atrativos do Destino Iguaçu.

O projeto está sendo coordenado pelo artista Gaspare Di Caro, que, esta semana, assinou mais um importante trabalho: a iluminação da Catedral de Havana, em Cuba. O show Arte Luz faz parte da programação de boas-vindas ao Papa Bento XVI, que visita o país pela primeira vez.

Di Caro já assinou trabalhos de luminografia arquitetural em todo o mundo, dentre eles a iluminação do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, da Fontana di Trevi, em Roma, da Fonte de Cibeles, em Madrid, do Estádio de Futebol San Siro, em Milão, além da participação na iluminação da Torre Eiffel, em Paris. No ano passado, o artista trabalhou na Campanha Vote Cataratas, com a iluminação do Museu Nacional da República, em Brasília, e do Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

Agora, no Laboratório de Luminografia, Di Caro vai contribuir para o desenvolvimento de diversas tecnologias de projeção, utilizando, na maioria, partes de componentes nacionais. Com o desenvolvimento de um projetor nacional, o PTI não vai apenas dominar as tecnologias de luminografia, mas também contribuirá para a criação de novos negócios e para o desenvolvimento do turismo na região. Além disso, a proposta do projeto é desenvolver ações para o repasse do conhecimento técnico e artístico para pessoas que querem atuar na arte da luminografia.

terça-feira, 27 de março de 2012

Energia na Revista Unimed de março

A edição de março da Revista Unimed fez uma reportagem especial sobre "A Energia que vem das Águas - Brasil, especialista em hidroeletricidade". Um dos entrevistados foi Joel de Lima, assistente do diretor-geral da Itaipu Binacional, maior Usina do mundo em geração de energia.

A matéria destaca que 80% da energia elétrica brasileira vem da água. Segundo a Eletrobras são mais de 900 hidrelétricas em todo o Brasil. Itaipu é responsável por fornecer 16,99% da energia consumida no Brasil e 72,91% da paraguaia. Segundo Joel, os fatores naturais contribuem para atingir esta marca.

Sobre as críticas feitas na época da construção de Itaipu, Joel rebate através de um contexto histórico. "Na década de 60 não justificava Itaipu, a obra foi uma decisão política tomada pelo Ministério das Relações Exteriores, não teve a lógica das demais planejadas hoje pelo Ministério das Minas e Energia. Mas a demanda atual do setor nos mostra que o Brasil precisa de mais Itaipus. Não teríamos como dar sustentação ao crescimento sem essa energia".

Joel falou também no papel social da Usina, pois desde 2003 a Itaipu vem se aproximando cada vez mais da comunidade. "Foi uma orientação de governo. O Presidente determinou que fosse feita uma releitura da missão de Itaipu. Continuaria gerando energia elétrica de qualidade, mas passaria a promover o desenvolvimento regional", reforçou Joel.

sábado, 24 de março de 2012

DISTRIBUIÇÃO DE RENDA NO BRASIL: pirâmide social deixou de ser pirâmide!

Nova classe C transforma pirâmide social em 'losango'

A classe média passou a representar a maior parcela da população do país, de acordo com dados da pesquisa "O Observador 2011", divulgada nesta sexta-feira (22/03). A pesquisa, encomendada pela Cetelem BGN, empresa do grupo financeiro BNP Paribas, à Ipsos Public Affairs mostra que a classe média tem atualmente 101 milhões de pessoas.

Desde o ano passado, 25% da população pertence às classes DE (47,9 milhões) e 21% as classes AB (42,19 milhões). A classe C mais ampla domina, com 53% do total - o que transformaria essa pirâmide em um losango.

Fonte: Cetelem BGN / Ipsos

Segundo o diretor-presidente da Cetelem Marcos Etchegoyen, mesmo com a crise, a classe C continuou em destaque. “Não me surpreenderia nada se as classes DE se igualassem à C no próximo ano”, afirmou.

Os bons resultados de 2010 apontam também otimismo do consumidor brasileiro para 2011. Dos 1.500 entrevistados em todas as regiões do país, a maioria acha que em 2011 o país estará melhor. Ainda assim, para os brasileiros, o PIB e a taxa de juros permanecerão iguais este ano.

Fonte: IstoÉ Dinheiro

sexta-feira, 23 de março de 2012

Em sete anos, 64 milhões de pessoas migraram para faixas mais altas de renda

Nos últimos sete anos, 64 milhões de brasileiros ascenderam de faixa de renda. “Isto representa o tamanho da Itália”, comparou Marcos Westphalen Etchegoyen, diretor-presidente da Cetelem BGN, empresa do grupo financeiro BNP Paribas, ao apresentar hoje (22) a pesquisa O Observador Brasil 2012, em parceria com o Instituto Ipsos Publics Affairs.
O levantamento é uma amostra da estratificação social obtida após l,5 mil entrevistas. Foram ouvidos brasileiros com mais de 16 anos em 70 cidades, no período de 17 a 23 de dezembro do ano passado. Os dados servem para subsidiar as decisões da empresa, em especial, quando pretende explorar um novo nicho de mercado ou expandir negócios em andamento.

Segundo a pesquisa, de 2005 até 2011, enquanto diminuiu a parcela da população mais pobre (de 51% para 24%), cresceu o universo dos mais ricos (de 15% para 22%) e, também, da classe média (de 34% para 54%), que passou a ser maioria no país. Há sete anos, havia 92,9 milhões de pessoas classificadas como baixa renda. Esse número caiu praticamente à metade no ano passado (45,2 milhões).

Já a parcela mais abastada da população subiu de 26,4 milhões para 42,4 milhões de brasileiros no período pesquisado. Mas o maior contingente está mesmo na chamada classe C, que passou de 62,7 milhões para 103,05 milhões. Na classe C, o ganho familiar médio mensal cresceu de R$ l,3 mil para R$ l,45 mil entre 2010 e 2011. Na média de todas as classes socioeconômicas, a renda média subiu de R$ 1,5 para R$ l,6 mil.

Esses números, na opinião de Westphalen, mostram “uma consolidação da elevação da faixa de renda”. Mas ele destacou que há um comportamento mais cauteloso dos consumidores. Na média, todas as classes de renda mantiveram estabilidade nos gastos, com exceção da classe C. Não foi observada mudança em relação ao consumo em supermercados, de energia, gás, água, transporte e remédios. Já os gastos com moradia, principalmente com aluguel, aumentaram 14% em relação a 2011.

Os gastos com prestação de imóveis aumentaram, em média, 23%. Também pesaram mais no orçamento das famílias as despesas com serviços domésticos (+29%). A pesquisa aponta ainda que a melhoria de renda elevou o desejo das pessoas de comprar móveis e eletrodomésticos. Já nas classes A e B foi detectada a intenção de comprar à vista de imóveis e carros.

De acordo com as previsões do vice-presidente da Cetelem, Miltonleise Filho, este ano, o consumo dos brasileiros vai se manter em alta por causa da melhoria da renda. Mas ele alerta que essa disposição de consumir vai ser menor, porque muita gente já comprometeu o orçamento deste ano com financiamentos de longo prazo (para comprar imóveis, carros e eletroeletrônicos, por exemplo).

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 21 de março de 2012

Gleisi recebe Prêmio "Mulher Simplesmente Mulher 2012"

A Ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, recebeu esta semana o troféu “Mulher Simplesmente Mulher 2012”, do CRCPR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná). O prêmio foi entregue pela  presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, em Curitiba. "Compartilho este prêmio com todas as mulheres para que continuemos a lutar pelo reconhecimento integral dos nossos direitos na construção contínua de uma sociedade mais justa e igualitária", disse Gleisi.

segunda-feira, 19 de março de 2012

Guarda Mirim pede apoio para construção de ginásio

 
Joel analisa o projeto junto com a tesoureira da Guarda, Laudiceia Braga Rodrigues

O presidente da Guarda Mirim (GM), Hélio Cândido do Carmo, apresentou nesta segunda-feira, 19, ao assistente do diretor-geral da Itaipu, Joel de Lima, o projeto de uma quadra poliesportiva a ser construída e pediu o apoio da Itaipu para efetivação da obra.

A quadra terá 880 metros quadrados e será utilizada para prática de exercícios físicos dos 1,2 mil adolescentes atendidos pela Guarda. “Já temos o terreno e o recurso para a estrutura e cobertura, precisamos agora, ajuda para a construção do piso e dos banheiros”, explicou Hélio.

A apresentação foi feita durante um almoço na entidade. “Valorizo muito a atuação da Guarda, pois mostra o caminho do trabalho aos meninos e meninas. Quando posso, passo aqui para conversar e almoçar com essa garotada”, disse Joel.

Quanto ao projeto, Joel se prontificou a buscar alternativas, pois a Itaipu já é parceira da entidade. Os 200 adolescentes que fazem parte do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), da Itaipu, por exemplo, foram capacitados e selecionados pela GM.

Diariamente a instituição serve 450 refeições. O refeitório, inaugurado em novembro, contou com recursos da Itaipu.

Joel no Tricô com Patrícia Gonzalez


Joel de Lima foi entrevistado por Patrícia Gonzalez no programa Tricô, Canal 10, em Foz do Iguaçu.

Durante a entrevista Joel falou sobre os Programas de Responsabilidade Social e Ambiental da Itaipu da Binacional.

quinta-feira, 15 de março de 2012

Prêmio Betinho: Na vida, aplausos para Arinha

Já acostumada a receber aplausos por suas atuações em peças teatrais, a atriz e diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, foi aplaudida de pé nesta quinta-feira, dia 15, por sua atuação como cidadã. Coordenadora do Plugado! Canais Ligados na Cultura, projeto desenvolvido em parceria com a Itaipu, ela recebeu o Prêmio Betinho.

Em Foz, cidadania tem rosto e voz: Arinha.

Foi uma solenidade recheada de homenagens e apresentações artísticas. A cerimônia de premiação aconteceu no auditório do Sesc, na Vila A. A entrega do prêmio foi feita por representantes do Comitê de Entidade de Combate à Fome e pela Vida (Coep).


 Dança e música na homenagem recebida pela coordenadora do Projeto Plugado!

Participaram da cerimônia, o presidente Nacional do Coep, André Spitz, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge samek, que é presidente do Conselho Deliberativo do Coep, e o assistente do diretor-geral, Joel de Lima, secretário-executivo do Coep na região.

Joel de Lima, André Spitz e Samek com a homenageada do prêmio Betinho, etapa municipal.

Vencedora da etapa iguaçuense da 4ª edição do prêmio Betinho, de 2011, Arinha disputou o prêmio com o Hélio Cândido, da Guarda Mirim, e Célia de Souza Barbado, do Centro de Nutrição Infantil. A votação foi feita via internet e o resultado foi divulgado no ano passado.

O Plugado!- Canais Ligados na Cultura, que leva arte e música a jovens carentes, é desenvolvido em parceria com o Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu. Nos últimos dois anos, o projeto já beneficiou mais de 800 estudantes de escolas públicas de Foz do Iguaçu. A próxima etapa é envolver os acadêmicos de universidades do município.

Arinha dedicou o Prêmio a todas as pessoas envolvidas nos projetos mantidos pela Casa do Teatro, de artistas a patrocinadores e ao público que prestigia o trabalho. “Este Prêmio é de todos aqueles que acreditam na utopia e trabalham para fazer um mundo melhor”.

Este Prêmio é de todos aqueles que acreditam na utopia e trabalham para fazer um mundo melhor

O Prêmio

André Spitz explica que o objetivo do Prêmio, criado para homenagear o sociólogo Herbert José de Sousa, o Betinho, homem que ajudou a reduzir a fome no Brasil, é dar rosto e voz às pessoas que ajudam a construir um país justo combatendo a fome, melhorando a educação ou levando arte aos brasileiros.

“A sociedade está cada vez mais individualista. Precisamos valorizar as pessoas que dedicam parte do seu tempo ao outro”. Além de Arinha, outras 32 pessoas receberam a premiação em todo o Brasil.

Spitz agradeceu o apoio da binacional ao Coep. “Itaipu é um exemplo de atuação na comunidade. Fizemos uma ótima escolha quando colocamos Joel e Samek para coordenarem o Comitê em Foz”.

Samek retribuiu o agradecimento fazendo uma retrospectiva social e econômica do País. Há 15 anos, era comum ver mulheres e crianças pedindo esmolas nos semáforos para comer. A ação “Natal sem Fome” liderada por Betinho ajudou a mudar essa realidade e virou política pública. “O Fome Zero, como o próprio nome diz, começou para erradicar a fome, mas a rede de solidariedade cresceu e hoje envolve outros setores como a educação e a arte”, disse.

Segundo Samek, a comunidade de Foz foi sábia ao reconhecer o trabalho feito por Arinha na construção da cidadania.

Muitas Arinhas
Joel de Lima parabenizou todas as pessoas comprometidas com a cidadania.

Joel parabenizou a coordenadora do Plugado! pela conquista, mas lembrou que há centenas de outras Arinhas espalhadas por aí. “Todas elas merecem ter o trabalho reconhecido. O Hélio Cândido, da Guarda Mirim, a Célia de Souza Barbado, do Centro de Nutrição Infantil, e outras pessoas que também se dedicam à cidadania, estão de parabéns”. Em 2012, outros três iguaçuenses concorrerão novamente o título.

Concurso 2011

A etapa de Foz recebeu 2,5 mil votos. Em todo o Brasil, foram 33.889 votos. Nas etapas municipais, 28 pessoas foram premiadas. Também levaram o prêmio cinco personalidades de diferentes regiões do País. Em 2009, o vencedor da etapa iguaçuense foi o padre Giuliano Inzis, da Sociedade Civil Nossa Senhora Aparecida, que também conta com o apoio do PPCA.

Fonte: JIE

terça-feira, 13 de março de 2012

Prêmio Betinho será entregue nesta quinta-feira (15)



O título de cidadão que estimula e promove a cidadania na comunidade onde vive será entregue à atriz iguaçuense e diretora da Casa do Teatro, Arinha Rocha, nesta quinta-feira, 15, às 9h, no Auditório do Sesc.

A cerimônia contará com a presença Presidente Nacional do Coep, André Spitz, do diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, do secretário-executivo na região, Joel de Lima, assistente do diretor-geral da Itaipu e dos beneficiários de projetos sociais, lideranças comunitárias e representantes de instituições.

Arinha foi a vencedora da edição 2011 do Prêmio Betinho – Atitude Cidadã, organizado pelo Comitê de Entidade de Combate à Fome e pela Vida (COEP) em todo o Brasil. Em Foz do Iguaçu, a diretora da Casa do Teatro concorreu com outros dois iguaçuenses: Célia Arantes de Souza Barbado e Hélio Candido do Carmo. A disputa realizada pela internet recebeu cerca de 2,5 mil votos, na etapa municipal. Em todo o Brasil, o concurso recebeu 33.889 votos.

“O objetivo do prêmio é incentivar e oferecer visibilidade aos projetos e atividades que ajudam a melhorar a vida de pessoas. É um reconhecimento do engajamento de cidadãos que fazem a diferença e contribuem para tornar o mundo um lugar melhor para se viver. Todos mereciam o título, mas apenas um pode ficar com ele”, destaca Joel.

Para Joel, o trabalho desenvolvido pelos indicados ao Prêmio Betinho podem ser aproveitados e potencializados através de políticas públicas. “Foz do Iguaçu tem sido muito bem representada nas edições do prêmio. As pessoas indicadas respondem por tecnologias sociais e trabalhos que possuem metodologia, oferecendo serviços, promovendo novas demandas e auxiliando na garantia de diversos sociais”, concluiu.

Segundo Arinha, o Prêmio Betinho é uma homenagem ao trabalho conjunto e ao esforço de pessoas que assumem o seu lugar na sociedade. “Esta premiação é para ser compartilhada por todas as pessoas que de alguma maneira estão inseridas em trabalhos sociais e que lutam para que o mundo seja mais solidário, justo e feliz”, diz a atriz.

Arinha Rocha

A atriz Arinha Rocha atua no movimento cultural iguaçuense há mais de 20 anos. É responsável pela criação da organização não governamental Casa do Teatro, que atua nas áreas de arte, cultura e educação. É diretora da Cia. Foz de Teatro, grupo teatral formado em 1992, sendo a companhia iguaçuense mais antiga, ainda em atividade, com passagem por festivais e eventos em várias cidades brasileiras e em localidades da Argentina e do Paraguai.

Entre as ações coordenadas pela atriz, está o projeto Plugado!, que visa à formação de agentes culturais populares nas escolas e comunidades. Desenvolvido em parceria com o programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), da Itaipu Binacional, o programa formou 40 multiplicadores em teatro e dança. Eles recebem uma bolsa mensal no valor de R$ 100. Ao todo, o projeto Plugado! Já atendeu 800 adolescentes e jovens em oficinas de formação em artes em terapias coletivas e atividades de mobilização social pela cultura.

Tombini e Bernardo discutem “mobile payment”

O presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, se reúne nesta terça-feira com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, para tratar sobre “mobile payment”, modalidade de pagamento por dispositivos móveis como celulares.

O BC, o Ministério das Comunicações e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) discutem questões e soluções tecnológicas para garantir a segurança do sistema.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Vara Federal Previdenciária de Foz é inaugurada

A Vara Federal (VF) Previdenciária de Foz do Iguaçu foi inaugurada nesta sexta-feira,9, com a participação de várias autoridades, entre elas o prefeito de Foz do Iguaçui, Paulo Mac Donald Ghisi, o diretor-geral brasileiro de Itaipu, Jorge Samek, o diretor jurídico, Cezar Eduardo Ziliotto e o assistente do DGB, Joel de Lima.
Como vai ficar o futuro prédio-sede da subseção, que passará a ser na Avenida Carlos Gomes.

A instalação da VF especializada foi motivada pela grande demanda encontrada na área. Em levantamento feito entre agosto de 2010 e julho de 2011, foram distribuídas aproximadamente 3.481 novas ações de natureza previdenciária, o que equivale a cerca de 25% das matérias que ingressam na Subseção e justificam a sua criação.

A cerimônia também marca o lançamento da pedra fundamental do edifício-sede da JF em Foz. No final de janeiro deste ano, a presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, Marga Inge Barth Tessler, assinou contrato para a construção do prédio-sede da subseção, que passará a ser na Avenida Carlos Gomes, nº 2249.

O projeto prevê espaço para doze VFs, setores administrativos da subseção judiciária, restaurante e celas ligadas diretamente às varas criminais por elevador independente. A obra deve ficar pronta em quatro anos e meio.

Fonte: JIE

Dilma Rousseff faz homenagem às mulheres

http://www.youtube.com/watch?v=UETz1jlGtpA

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ex-ministro Franklin Martins quer ampliar debate sobre Marco Regulatório

O ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social do governo Lula, Franklin Martins, esteve em Curitiba na noite de segunda-feira (5) para fazer uma palestra sobre o Marco Regulatório das Comunicações. Mais de 200 pessoas, entre militantes, jornalistas, estudantes, professores e profissionais de comunicação acompanharam a palestra.

Martins falou sobre a importância da atualização do Marco Regulatório. Para ele, a nova legislação deve garantir alguns princípios fundamentais, como liberdade da imprensa; defesa da criança; democratização da oferta, impedindo a manutenção da concentração; promoção da cultura nacional e regional; separação da produção e distribuição; neutralidade da rede e universalização do acesso.

“A formação da opinião pública não pode ser ditada pelo interesse de poucos grupos, da maneira como ocorre hoje, mas tem que ser produto de um debate plural. Isso fortalece a democracia”, disse.

O ex-ministro refutou a hipótese de que um novo Marco Regulatório represente a implantação de um sistema de controle de informação ou censura.

Franklin Martins afirmou ser contra o monopólio nas comunicações, ou seja, as oligarquias familiares que em muitos casos dominam as emissoras em concessão pública. “Sou pessoalmente contra a propriedade cruzada, contra o monopólio em todos os setores. Agora, contratos devem ser respeitados. O que se deve fazer é não permitir que sejam cometidos no futuro os mesmos erros cometidos no passado”.

Fonte: PT

segunda-feira, 5 de março de 2012

Lançamento: O sol é lindeiro

Presidenta Dilma chega a Hannover, na Alemanha

A presidenta Dilma Rousseff desembarcou na noite deste domingo (4), pelo horário local, em Hannover, na Alemanha, onde participa da abertura da maior feira de tecnologia do mundo, a CEBIT. A presidenta participa do evento a convite da chanceler Angela Merkel.

Após a cerimônia de abertura da feira, a presidenta brasileira será homenageada em jantar oferecido pela chanceler alemã. Elas terão, ainda, um encontro privado, quando devem discutir a participação das universidades alemãs no programa Ciência Sem Fronteiras, a relação entre os dois países e temas da agenda global, como a crise europeia e a Rio + 20, que acontece em junho deste ano no Brasil. Na terça-feira (6), Dilma Rousseff retorna ao Brasil.

Fonte: Blog do Planalto

sexta-feira, 2 de março de 2012

Lançamento do livro “Un Son para Yolanda”, nesta sexta-feira



A Academia de Letras do Extremo Oeste do Paraná (ALEOP), convida a todos para participar do lançamento do livro “Un son para Yolanda”, do poeta, escritor, pintor, muralista, fotógrafo, locutor e docente argentino Marcelo Moreyra.

Promovido pela Academia de Letras, o evento tem apoio da Aliança Francesa de Foz do Iguaçu, cuja sede será palco da noite de autógrafos, a ser realizada no dia 02 de março, às 19h.

De acordo com o prólogo do livro “Un son para Yolanda”, “No se vive en la Triple Frontera sin padecer consecuencias”. Desta forma, Moreyra envolve em seu livro personagens de diversas nacionalidades, âmbitos e níveis sociais, em situações e características concernentes ao ser humano em seus aspectos sociais, históricos, políticos, etc.

Ao longo da carreira, Marcelo Moreyra conquistou 15 prêmios literários e expôs as suas obras na Argentina, Brasil, Paraguai, Peru, Equador, Cuba e Espanha.

Expo Saúde tem versão infantil no domingo

Será realizada neste domingo (4), das 9 às 11 horas, no Gramadão da Vila A, uma ação de saúde em benefício da infância. Trata-se da primeira Expo Saúde 2012, que visa desta vez promover atividades saudáveis entre as crianças. A iniciativa pretende prestar esclarecimento sobre a importância dos hábitos de vida saudável através de brincadeiras e informações sobre a natureza.

Durante a Expo Saúde Infantil haverá avaliação da idade biológica (método produzido pela Universidade de Loma Linda EUA); avaliação antropométrica, massagem, oficinas (Pilates, Ginástica Aeróbica, Alongamentos); brinquedos infláveis para as crianças, trem da alegria, atividades de recreação para a comunidade.

Também será aplicada uma dinâmica educativa desenvolvida na Suécia e adaptada por uma equipe de educadores experientes de São Paulo. A iniciativa é da Expo Saúde Costa Oeste que também promove outras feiras para a comunidade iguaçuense, com atividades voltadas para a saúde da família, sempre em parceria com a Secretaria de Esportes.

Durante o evento será lançado o Clube da Saúde, que pretende agregar pessoas e assim promover a saúde. A organização do evento pede a participação das crianças com a colaboração dos pais ou responsáveis.