terça-feira, 31 de agosto de 2010

Arte contra a exploração infantil: grafite no viaduto transforma paisagem e atitudes

Beleza a olhos vistos: quem passa pelo viaduto já percebe o "recado".

Quem costuma passar apressado pelas proximidades do viaduto entre as avenidas JK e Tancredo Neves, em Foz do Iguaçu, começou a diminuir o ritmo nos últimos dias. O passo mais lento segue o compasso da curiosidade sobre a arte que, aos poucos, cobre o paredão do principal acesso de Foz do Iguaçu à Ponte da Amizade, na fronteira do Brasil com o Paraguai.

Aos poucos, o trabalho dos grafiteiros toma forma definitiva.


Onde antes só havia o concreto frio, um arco-íris de cores leva à parede fria uma arte cheia de “gentileza”. A tela gigante de grafitagem – um total de 3.500 metros de extensão, a maior do mundo do gênero – não está mudando apenas o cenário local, mas também a auto-estima da população da região. Entusiasmados com a mudança da paisagem, comerciantes e empresários da vizinhança já estão planejando mudar as fachadas das lojas e dar uma nova cara aos estabelecimentos.

"Vamos aproveitar essa oportunidade e melhorar o visual do nosso bairro comercial”, diz Ariel de Souza.


“Todo mundo que passa pelo viaduto, olha para os desenhos grafitados e acaba vendo também as nossas lojas. Vamos ter que aproveitar essa oportunidade e melhorar o visual do nosso bairro comercial”, comenta Ariel de Souza, dono de uma loja de pneus. Segundo ele, todos ganham com a obra. “Antes, a impressão era de abandono; a pintura estava desbotada, a grama estava alta e, os meio-fios, sujos. E ainda tinha gente que usava o local como banheiro público”, critica.

Transformação

O direito de brincar, à educação, à leitura, à identidade e à água são os temas trabalhados.


Mas agora a situação é bem diferente. Em pouco mais de uma semana, conta Ariel, “o espaço foi transformado. Além de transmitir mensagens lúdicas, alegres e, ao mesmo tempo, tranquilas e positivas, o lugar ficou limpo”. Ele acredita que o local vai se transformar em pouco tempo em um novo ponto turístico de Foz.

Animada com a transformação, Rose Pilar proprietária de uma loja de baterias, diz que vai ser guardiã do marco. “Vamos tomar todos os cuidados para que vândalos não destruam esta bela obra de arte”.

Quem passa também quer participar

"Vamos tomar todos os cuidados para que vândalos não destruam esta bela obra de arte", diz Rose.


Oficialmente, a pintura está sob a responsabilidade de quatro grafiteiros profissionais e de outros quatro ajudantes, mas diariamente o número de artistas chega a triplicar. Na última segunda-feira, mais de 20 voluntários trabalhavam no telão. Jovens, adultos e até idosos que trafegam pelo local se dispoem também a participar. Enquanto aqueles com "tino" à arte arriscam a pegar no pincel ou na lata de spray, outros são voluntários para carregar as latas de tinta. "Terminar esta obra na data prevista é uma questão de honra. Então, toda a colaboração é bem vinda", agradecem os artistas.

Legado


Para Alexandre Bogler, o grande legado da pintura é a importância da grafitagem como arte.

Alexandre Bogler, de 13 anos, é um dos principais voluntários. Amante da dança e do teatro, passa toda as manhãs grafitando, pintando ou simplesmente servindo água e lanche aos artistas. "Estou adorando a experiência e aprendendo uma profissão", conta. O grande legado é a importância da grafitagem como arte. Para Alexandre, o grafite não é coisa de quem não tem o que fazer. "É bem diferente de pichadores. Não são pessoas do mal, são artistas", diz o garoto.

Parceria

A revitalização do viaduto é produto de uma parceria da Itaipu com a Sanepar, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sesc, Concessionária Eco-Cataratas e Cia. de Teatro Amadeus.

Fonte: JIE

Gleisi apresenta plano de governo às empresárias de Foz

A candidata ao senado Gleisi Hoffmann apresenta nesta quarta-feira, 1, seu programa de governo às mulheres empresárias de Foz do Iguaçu.

A reunião será na Associação Comercial e Industrial de Foz do Iguaçu (Acifi), com início às 9h30.

Após a apresentação, Gleisi concederá uma entrevista coletiva à imprensa.

Amiga de Foz

Gleisi tem uma ligação especial com a cidade. Depois de 30 anos de fundação, ela foi a primeira mulher a assumir uma diretoria na Itaipu Binacional. Gleisi foi diretora-financeira executiva entre 2003 e 2006.

Neste período, implantou os programas de responsabilidade social na Usina. Entre eles, Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Incentivo à Equidade de Gênero e Saúde na Fronteira.

Atuou também para a melhoria do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) e abertura da unidade para atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

LULA PARTICIPARÁ DE COMÍCIO EM FOZ DO IGUAÇU

O Presidente Lula participará de comício em Foz do Iguaçu, no dia 02/set., em local a ser definido. Evento deverá marcar a arrancada final das candidaturas de Dilma e Osmar no Paraná, colocando-o em sintonia com o resto do país.

Para que o Estado do Paraná mantenha seu crescimento, acompanhando o resultado nacional, é de fundamental importância ter um Governador alinhado com a Presidência da República, além de garantir as eleições ao Senado de Gleisi Hoffmann e Roberto Requião.

A realização do comício em Foz do Iguaçu foi uma decisão pessoal do Presidente, comunicada ao Diretor Geral da Itaipu, Jorge Samek. Motivo: reconhecimento da importância estratégica que a cidade tem para o país, em todos os campos... inclusive no político.

Antes do comício o Presidente cumpre extensa agenda na cidade, começando na noite de quarta-feira abrindo evento da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, com a Ministra Nilcéia Freire (foto ao lado).

Meninos de ouro: vitória "em casa"

Torcida presente para torcer pelos atletas de Foz do Iguaçu, que fizeram bonito nas águas do Canal Itaipu.

Os jovens participantes do Projeto Meninos do Lago, de Foz do Iguaçu, confirmaram o favoritismo e levaram para casa o título de campeão por equipes do Campeonato Brasileiro de Canoagem Slalom Iniciantes, disputado por 120 atletas, no último fim de semana, no Canal Itaipu.


Os atletas dos Meninos do Lago venceram sete das 13 categorias e somaram 4.986 pontos para a equipe. Em seguida, com 1.209 pontos, ficou a Associação Pirajuense de Esportes Náuticos, de Piraju (SP). O terceiro lugar foi da Associação Primaverense de Canoagem, de Primavera do Leste (MT).


“Este campeonato vai dar muito resultado à frente e nos enche de esperança para os jogos olímpicos de 2016”, avaliou o superintendente da Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), Argos Gonçalves Dias Rodrigues.


Pausa para foto: os atletas do Meninos do Lago esbanjavam sorrisos nesse dia de comemoração para a equipe.


O desempenho dos jovens de Foz do Iguaçu foi acompanhado pela torcida, formada principalmente pelos familiares dos atletas e moradores da Vila C. Cerca de 500 pessoas estiveram no Parque da Piracema para assistir ao campeonato no sábado e domingo. O campeonato foi organizado pela Federação Paranaense de Canoagem, Itaipu e CBCa.


Gladis Mirtha Baez, coordenadora do PPCA, e o superintendente de Comunicação Social, Gilmar Piolla: comemoração pelos resultados do projeto social.


Responsabilidade social

O projeto social Meninos do Lago é desenvolvido no Canal Itaipu por meio de parceria entre a Confederação Brasileira de Canoagem e a Itaipu. O trabalho ensina o esporte a meninos e meninas de baixa renda de Foz do Iguaçu.

Para a coordenadora do Programa de Proteção Integral à Criança e ao Adolescente (PPCA) da Itaipu, Gladis Mirtha Baez, além de trazer benefícios diretos, como o destaque no Campeonato Brasileiro, o projeto desenvolve habilidades mesmo àqueles que não ganharam títulos. "Eles sempre têm um aprendizado de vida, pois atuam em equipe, desenvolvem a disciplina e a necessidade de proteger o meio ambiente", disse Gladis Mirtha.


Confira a relação dos campeões brasileiros por categoria:

C1 Feminino: Fernanda Carolina Cardias – IMEL/Foz do Iguaçu.
C1 Masculino Cadete: Maicon Henrique de Borba – IMEL/Foz do Iguaçu.
C1 Masculino Junior: Felipe Junior Santana – IMEL/Foz do Iguaçu.
C1 Masculino Menor: Jhony Nunes Mota – IMEL/Foz do Iguaçu.
C2 Cadete: Maicon Henrique de Borba e Carlos Eduardo da Silva – IMEL/Foz do Iguaçu.
C2 Junior: Rafael Augusto de Souza e Pedro Henrique Avansi – ASCAPI/Piracicaba.
C2 Menor: Carlos Eduardo Reolon e Jhony Nunes Mota – IMEL/Foz do Iguaçu.
K1 Feminino Cadete: Leticia Garcia Sanches – APEN/Piraju.
K1 Feminino Junior: Mônica Larissa de Oliveira – APCA/Primavera do Leste
K1 Feminino Menor: Camila Pinheiro – APCA/Primavera do Leste
K1 Masculino Cadete: Pedro Henrique Avansi – ASCAPI/Primavera do Leste
K1 Masculino Junior: Wesley Natanael da Silva – APEN/Piraju
K1 Masculino Menor: Guilherme Schena Dias Rodrigues – IMEL/Foz do Iguaçu

Fonte: JIE

“Infância perdida”: 19 países debatem em Foz acolhimento a crianças abandonadas

Medo, insegurança, baixo auto-estima e falta de afetividade são alguns dos principais sintomas apresentados por crianças abandonadas ou retiradas de suas famílias de origem. Só no Brasil, o problema atinge 8 milhões de pessoas na infância e na adolescência. Como protegê-las e amenizar as sequelas do abandono? O tema estará em debate em Foz do Iguaçu, de 2 a 4 de setembro, no Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar.

O evento faz parte da programação oficial da visita do presidente Lula à fronteira e deve reunir mais de 600 representantes de instituições de proteção à criança e ao adolescente de 19 países. No seminário promovido pela Rede de Proteção Latino-Americano de Acolhimento Familiar (Relaf), os participantes terão a oportunidade de apresentar e conhecer experiências bem sucedidas de acolhimento. A ideia é debater esses projetos e replicá-los em todo o continente.

“O melhor local para criar uma criança é na família biológica, desde que essa convivência seja sadia”, explica Ivânia Ferronato, diretora de projetos da Fundação Nosso Lar, de Foz do Iguaçu. “Quando isso não é possível”, acrescenta, “o modelo da família acolhedora é o melhor sistema”.

E como esse modelo funciona na prática? Família Acolhedora é um programa do governo federal que tem foco na proteção integral de crianças e adolescentes em situação de risco. Em vez de serem encaminhados para instituições como abrigos, eles são afastados temporariamente de suas famílias biológicas e acolhidos por outra família, até que haja condições de voltarem para casa.

Para isso, durante esse período, a família de origem deve ser acompanhada por psicólogos e assistentes sociais. Das 130 crianças e adolescentes que vivem longe de suas famílias de origem, em Foz, apenas cinco moram com famílias acolhedoras. As demais estão em abrigos e casas-lares.

Sede da Fundação Nosso Lar , em Foz do Iguaçu.

Segundo Ivânia, esses dados reforçam a urgência de encontrar uma forma eficiente de recuperar a família e evitar o abandono de crianças e adolescentes”. Ela conta que uma vez foi questionada por um adolescente chamado Luan, de 13 anos:
- Por que vocês não pagam para minha mãe me cuidar, ao invés de pagar para uma mãe social fazer isso? Ela me abandonou porque precisava trabalhar para ganhar dinheiro.
“Foi um depoimento impactante”, diz Ivânia.


Ivânia, Aline Albuquerque (coordenadora de eventos da Fundação Nosso Lar) e Mirtha Baez, de Itaipu: discutindo detalhes do encontro da Relaf.

A diretora da Fundação Nosso Lar acredita que o Relaf poderá dar uma resposta ao questionamento do adolescente.

De janeiro até julho deste ano, o Conselho Tutelar de Foz do Iguaçu recebeu e prestou atendimento a 3.042 crianças. Os casos retratam todo tipo de violação: meninos e meninas fora da escola, abandonados dentro de casa e que sofreram agressões, entre outras formas de omissão da família.

Sonho da adoção

A historiadora Franciele, hoje com 27 anos, ficou órfã aos 13. Ela e quatro irmãos mais novos foram levados para um abrigo. "Os anos no orfanato foram longos e sofridos", contou ao JIE. Sua vida só mudou quando foi acolhida por duas irmãs.

“Elas são a minha família. Sou uma pessoa feliz, mas superar as sequelas do abrigo não foi fácil. Lá, a gente divide tudo: de brinquedos até roupas íntimas. Ninguém é dono de nada”.

Mesmo feliz por ter sido acolhida por duas irmãs, o sonho dela era mesmo ter sido adotada. “Minha mãe tinha morrido e eu queria uma nova mãe. Só desisti quando completei 18 anos”.

Dos quatros irmãos de Franciele, Rafaela, de 15 anos, vive com uma família acolhedora em Foz. Os outros três não tiveram a mesma sorte.

O Relaf é tradicionalmente realizado em Buenos Aires, capital da Argentina. Este ano, os trabalhos desenvolvidos na região em defesa dos direitos da criança e do adolescente foram fundamentais para a escolha de Foz para sediar o evento.

Apoio

O seminário conta com apoio de Itaipu, dos governos federal e estadual, da prefeitura de Foz do Iguaçu, do Parque Tecnológico Itaipu, da Universidade Federal de Integração Latino-Americana (Unila) e do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Cedca-PR). E ainda de instituições internacionais como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Fundação Kinderpostzegels, a Child Helpline International, Hague Conference on Private International Law e a International Social Service.

Itaipu

Pioneira em atividades de prevenção e combate à exploração infanto-juvenil, Itaipu faz parte da Rede Proteger, que reúne representantes de 30 instituições em defesa da criança. Esses representantes se reúnem mensalmente para definir e desenvolver ações preventivas e de proteção para jovens em situação de risco. Na sexta-feira, dia 27, eles acertaram os últimos detalhes do seminário da Relaf em Foz.

Meninos do Lago

Meninos do Lago: treino diário no Canal Itaipu para disputar as Olimpíadas.

Dentro da filosofia de garantir os direitos de crianças e adolescentes em situação de risco, Itaipu criou e mantém o Projeto Meninos do Lago, uma parceria com a Federação Paranaense de Canoagem. O projeto está preparando 80 meninos pobres para disputar as Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro. Eles treinam diariamente no Canal de Itaipu.

Outra iniciativa que está dando certo é o Projeto “Plugado!”, uma parceria com a Casa do Teatro que está beneficiando 40 adolescentes de 10 escolas públicas de regiões pobres de Foz do Iguaçu. A maioria desses bairros apresenta incidência de risco social, violação ou desrespeito aos direitos da juventude.

Esses estudantes recebem R$ 100 por mês para desenvolverem atividades de agente cultural nas escolas estaduais. O trabalho é replicado em oficinas para outros 400 alunos. Outro ponto positivo apontado pela Relaf é a localização estratégica da cidade que fica na região da tríplice fronteira.

Fonte: JIE

Manual brasileiro orientará tratamento da dengue na tríplice fronteira

O Manual “Diretrizes Nacionais de Epidemias de Dengue”, elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil e publicado em 2009, está sendo estudado por profissionais de saúde dos Brasil, Paraguai e da Argentina. Um treinamento promovido pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde (GT-Itaipu Saúde) capacita, na margem direita, agentes de endemias e gestores dos três países. O curso encerrou no sábado, com aulas práticas.

Profissionais de saúde durante o curso na margem paraguaia.
O treinamento é preparatório para o verão, época mais propícia para o Aedes aegypti se propagar. Em setembro haverá outro módulo. O objetivo é unificar as ações de prevenção, controle e tratamento da doença na tríplice fronteira. No livro é possível encontrar informações sobre como prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, diagnosticar as fases da doença e o passo a passo para uma assistência adequada.

"Atualmente, devido às mutações do mosquito, há dengue todo ano", diz Matheus Cerroni.


Segundo o biólogo Matheus Cerroni, coordenador do treinamento, até pouco tempo os técnicos apenas procuravam formas de prevenir a dengue. Hoje, de acordo com ele, a situação está mais complicada. “A dengue era sazonal e cíclica. Atualmente, devido às mutações do mosquito, há dengue todo ano”, explicou. “Geralmente o curso é realizado apenas no Brasil, mas atendendo aos apelos do GT-Itaipu Saúde optamos por integrar as metodologias”, disse Matheus.

Números

No Brasil, de acordo com dados da Organização Pan-americana de Saúde (OPS), de 1o de janeiro a 18 de agosto deste ano, 367 pessoas morreram em decorrência da dengue. No Paraguai, no mesmo período, foram registrados 15 óbitos.

Integração

Para Joel de Lima, coordenador do GT-Itaipu Saúde, a unificação das terminologias e modelos facilitará a assistência e reduzirá o número de casos de dengue hemorrágica. “Nosso objetivo é eliminar os mosquitos, mas também devemos estar preparados para cuidar dos doentes e evitar a morte”, explicou.

Fonte: JIE

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Lula desembarca em Foz na quarta-feira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre no dia 1º de setembro (quarta-feira), às 20h, no Hotel Golden Tulip Internacional, em Foz do Iguaçu, o Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero. A solenidade de abertura terá ainda a presença da ministra da Secretaria de Política para as Mulheres do Brasil, Nilcéa Freire, e da ministra da Secretaria da Mulher do Paraguai, Glória Rubin, entre outros convidados.

Já no dia 2 de setembro, as oficinas, com 400 vagas, começam às 9h. Nesse horário está prevista uma mesa-redonda com o tema: “Gênero, Desenvolvimento e Poder: que desenvolvimento? Que custo? Para quem?”

Quatro empresas vão apresentar suas experiências no assunto. A Organização Internacional do Trabalho – OIT, Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher – Unifem, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD e Comitê Brasileiro do Pacto Global debaterá o tema com os participantes.

No período da tarde, a partir das 14h, entra em debate o tema: “Gênero, Desenvolvimento e Poder: qual o papel das empresas?” Também está prevista a apresentação de exposição do documento Gênero nos Relatórios de Sustentabilidade e diálogo com Secretaria da Mulher do Paraguai, Secretaria de Política das Mulheres do Brasil e Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – Dieese.

O evento faz parte da programação oficial da visita do presidente Lula à região de fronteira. O roteiro do presidente inclui a abertura do “Seminário Latino-Americano de Acolhimento Familiar: Celebração das experiências. Fortalecendo os avanços na garantia do direito à família”; e ainda, a inauguração do marco da garantia dos direitos das crianças e adolescentes no viaduto entre as Avenidas Juscelino Kubitscheck e Tancredo Neves; e termina com uma aula inaugural da Unila..

Lula em Foz (programação preliminar)
No dia 1º, às 20h, o presidente participa da solenidade de aberura do Ciclo de Encontros Regionais para o Fortalecimento da Equidade de Gênero, no Hotel Golden Tulip Internacional.

No dia 2, às 9h, no Rafain Palace, Lula abre o Seminário Latino-Americano da Rede de Acolhimento Familiar (Relaf).

Às 11h, o presidente deve passar pelo viaduto entre as Avenidas Juscelino Kubitscheck e Tancredo Neves, onde haverá uma solenidade simbólica de inauguração do marco da garantia dos direitos das crianças e adolescentes. O local está recebendo uma pintura especial de grafitagem para a ocasião.

Em seguida, o presidente segue para a Itaipu. No Portal do Conhecimento, dentro da usina, ele será aguardado pelos alunos da Unila, professores, dirigentes e convidados, entre eles um grupo de cerca de 100 crianças da Escola Arnaldo Izidoro de Lima, da Vila C.

No local será feita a cerimônia de lacre da Cápsula do Tempo da Unila, que tem mais de 3,5 mil mensagens da comunidade, com projeções sobre a nova universidade federal, a região de fronteira, o Brasil e a América Latina. O próprio Lula deverá deixar uma mensagem. A cápsula será aberta em 2060, no cinquentenário da Unila.

Por volta do meio-dia, o presidente se desloca para o Cineteatro do Barrageiro, onde faz a aula inaugural da universidade.

Fonte: AI

FHC e Lula: Confira as diferenças

BALANÇO BRASIL 2009

Com base em dados publicados pela imprensa, é possível fazer um pequeno balanço comparativo dos 8 anos do governo FHC face os 5 primeiros anos do governo LULA.

RISCO BRASIL
FHC 2.700 PONTOS
LULA 200 PONTOS

SALÁRIO MÍNIMO
FHC US$ 78,00
LULA U$ 210,00

DÍVIDA FMI
FHC NÃO MEXEU
LULA PAGOU

INDUSTRIA NAVAL
FHC NÃO MEXEU
LULA RECONSTRUIU

UNIVERSIDADES NOVAS
FHC NENHUMA
LULA 10

EXTENSÕES UNIVERSITÁRIAS
FHC NENHUMA
LULA 45

ESCOLAS TÉCNICAS NOVAS
FHC NENHUMA
LULA 214

RESERVAS DO TESOURO
FHC US$ 185 BILHÕES NEGATIVOS
LULA US$ 260 BILHÕES POSITIVOS

CRÉDITOS PARA O POVO - % do PIB
FHC 14%
LULA 34%

FERROVIAS NOVAS
FHC NENHUMA
LULA 03 (EM ANDAMENTO)

RODOVIAS
FHC 90% RUINS
LULA 70% RECUPERADAS

INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA
FHC BAIXA 20%
LULA ALTA 30%

TAXA DE JUROS SELIC
FHC 27%
LULA 11%

EMPREGOS NOVOS
FHC 780 MIL
LULA 11 MILHÕES

INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA
FHC NENHUM
LULA R$ 504 BILHÕES ATÉ 2010

Na Economia Interna, FHC deixou uma estagnação total com desinflação inercial, enquanto Lula, mantem inclusão de consumidores e surgimento de investidores.
Durante os oito anos de Fernando Henrique, 2 milhões de brasileiros deixaram a linha da pobreza. No governo Lula, 23 milhões saíram da linha da pobreza.

O Presidente e mais alguns aliados, conseguiram ainda dois do maiores Eventos Esportivos do planeta: Campeonato Mundial de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos para 2016. Tudo isso, deverá gerar Investimentos da ordem de U$ 70 bilhões, gerando emprego e renda.

Será que Serra tem problemas com os números?

O candidato a presidência da República José Serra sofre para resolver uma continha de multiplicação. Confira:

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Grafite no viaduto: cores, tintas e arte pelos direitos das crianças

A arena: 3.500 m² de concreto pintado de branco. As armas: centenas de latas de tinta e spray. Os heróis: seis grandes grafiteiros da América Latina e 20 jovens cheios de disposição e talento para ajudá-los a pintar. O tempo: dez dias. O desafio: ilustrar a união dos povos da tríplice fronteira em prol dos direitos das crianças. O prêmio: a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na manhã do dia 2 de setembro para inaugurar a obra. Vai encarar?



Cores e criaturas para embelezar a cidade e fortalecer a luta pelos direitos das crianças.

A Itaipu encarou. Em parceria com a Sanepar, Prefeitura de Foz do Iguaçu, Sesc, Concessionária Eco-Cataratas e Cia. de Teatro Amadeus, que idealizou o projeto, Itaipu está revitalizando o viaduto entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves e criando o Marco de Proteção de Crianças e Adolescentes da Tríplice Fronteira.


O grafiteiro Oz diante de sua obra: "Esse trabalho também é uma forma de aproximar ainda mais os povos do Brasil, Paraguai e Argentina".

“Cada espaço lateral do viaduto terá um tema: o direito de brincar, o direito à educação e à leitura, direito à identidade e o direito à água”, explicou o grafiteiro paraguaio Oscar Montania, o “Oz”, que já trabalhou em projetos de grafite da Organização das Nações Unidas em diversos países e está coordenando a pintura. No interior do viaduto, apenas preto, branco e cinza: “Vamos simbolizar um mergulho no Rio Paraná”, contou.

Nasce um grafite


Antes de começar, os desenhos: os croquis são o mapa da pintura.

Os primeiros traços, azuis e laranjados, surgiram na manhã de terça-feira (24) – todos de acordo com os croquis preparados anteriormente. “Fazemos os esboços para garantir que os desenhos se integrem. A característica do grafite é ser uma composição coletiva, um trabalho solidário”, diz Oz.


Mais para a esquerda... mais para baixo... Valentim e Orlando "conduzem" os grafiteiros pelas paredes. "É um trabalho bem diferente", contam.

Na linha de frente também estão Valentim Gonçalves Moreira e Orlando Paiter Filho, da Divisão de Serviços (ODMS.CD). Sob o olhar atento do gerente Paulo Sérgio Mello de Faria e Silva, os dois controlam as cestas dos caminhões hidrabasket que conduzem os grafiteiros às alturas da parede do viaduto. “É um trabalho bem diferente do que estamos acostumados a fazer, mas estamos gostando. Queremos ajudá-los a terminar o quanto antes a obra”, contou Valentim.


Depois dos traços, as tintas: as imagens começam a surgir.

Aos poucos, o sorriso do menino, as peças do quebra-cabeças, as pipas e os palhaços vão ganhando forma graças aos movimentos precisos de Oz, Lucas We, Renato Pontello, Sica, Lalam e David Linares. É a arte de protesto ganhando espaço em benefício das crianças e integrando grafiteiros do Brasil, Paraguai e Argentina. “O desafio é enorme, mas estamos orgulhosos”, disse Oz.


O trabalho é minucioso: após as tintas, eles usam spray para fazer as texturas e o sombreado nos desenhos. Sempre com segurança, é claro.

Das paredes nuas, surge um grande sorriso de criança para cumprimentar quem passa pelo viaduto.

Fonte: JIE

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Delegado da Polinter defende legalização das drogas


Um tema polêmico na capacitação dos profissionais de saúde: a legalização das drogas, abordado por quem entende do assunto.

O delegado Orlando Zaccone Filho, responsável pelo controle de presos da Polinter (Delegacia de Capturas e Polícia Interestadual), do Rio de Janeiro, defendeu nesta quarta-feira, em Foz do Iguaçu, a legalização das drogas como uma forma de reduzir a criminalidade, não só no Brasil como no mundo.

Para um grupo de profissionais de saúde do Brasil, Paraguai e Argentina, o delegado fez a palestra “Legislação e Direitos Humanos Relativas às Drogas e ao Narcotráfico”, que faz parte da “Capacitação em Prevenção à Drogadição”, promovida pelo Grupo de Trabalho Itaipu-Saúde.

Segundo Zaccone, pelo menos 35% das 450 mil pessoas cumprindo penas em regime fechado foram presas por problemas relacionados às drogas. O País é o quarto no ranking em número de encarcerados, perdendo apenas para Estados Unidos, Rússia e China. “Se continuarmos assim, em breve, seremos o primeiro da lista. Diariamente moradores de ruas são presos como traficantes”, afirmou.

O delegado explicou que legalizar é diferente de liberar o uso das drogas, porque o Estado terá o controle mercadológico, da produção à venda. A venda de maconha, cocaína e outras drogas hoje ilícitas seria feita como a de remédios controlados - o comprador teria que apresentar documentos pessoais.

A palestra foi para profissionais de saúde do Brasil, Paraguai e Argentina.

Na avaliação de Zaccone, embora ainda haja um longo caminho a percorrer antes da legalização, isso deverá acontecer.

O conceito de Zaconne é aprovado pela coordenadora do curso, Sônia Lafoz, da equipe de Saúde Mental do GT-Itaipu Saúde. Segundo ela, quando houver o controle da produção, do uso e da venda, haverá também menos “usuários”.

Fonte: JIE

Argentina 'efetiva' sua atuação no GT Itaipu Saúde

O Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT- Itaipu Saúde) chegou, nesta terça-feira (24), a Posadas, capital da província (estado) de Misiones, na Argentina, a 300 quilômetros de Foz do Iguaçu. Foi a primeira reunião do grupo em território argentino. A Argentina, que até então nunca havia sediado um encontro do grupo, participa do colegiado desde 2006 como convidada.

A vice-governadora de Misiones, Sandra Gimenez (foto), elogiou o grupo. “Ainda temos algumas barreiras burocráticas entre os países, mas, na saúde, graças a este colegiado, estamos avançando”, disse. Para o secretário da saúde de Misiones, José Daniel Guccione, a realização da reunião em Posadas demonstra "que para esse grupo não há barreiras”.

Convidada

Por se tratar de uma empresa binacional, em 2003 o GT- Itaipu Saúde foi criado por Brasil e Paraguai. Em 2006, a Argentina entrou no grupo como convidada. O GT desenvolve políticas públicas de prevenção, promoção e educação em saúde, na região da tríplice fronteira, como capacitação de profissionais da área e a unificação de campanhas de vacinação e combate à dengue, entre outras.

A erradicação da raiva na fronteira e a redução da mortalidade infantil em 40% na região Oeste são dois dos principais resultados desse trabalho. "Não adianta cuidar de um lado da fronteira sem manter o mesmo cuidado do outro. É com esse enfoque que o trabalho é feito", explica Joel de Lima, coordenador do GT-Itaipu Saúde.

Para a enfermeira Dora Saldías, primeira integrante argentina no GT-Itaipu Saúde, com as oficinas e os cursos promovidos pelo grupo de trabalho os profissionais têm a oportunidade de aprender com o seu vizinho. “O resultado é um serviço público mais humano e de mais qualidade”.

Integração pela saúde

De acordo com Joel, a reunião na Argentina reforçou a importância do grupo. “O reconhecimento do ministro e da governadora demonstra que estamos no caminho certo. A efetiva integração do Mercado Comum do Sul (Mercosul) pode sim começar pela saúde”, afirmou.

Embora a proposta desse trabalho tenha sido idealizada pela Itaipu Binacional em 2003, "só avançou", reconhece Joel, por causa da atuação de cada participante. “Os profissionais são dedicados; apresentam propostas e participam das decisões todos os meses, mesmo que as reuniões sejam a 200 ou a 300 quilômetros”. O envolvimento do poder público também tem sido fundamental.

Fonte: JIE

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Itaipu assina no Rio compromisso contra violência sexual infantil

Abraço de proteção contra a exploração sexual de crianças e adolescentes: na foto, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes; o presidente do Conselho Nacional do Sesi, Jair Meneghelli; o presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouveia; e a presidente do Conselho Diretor da Fundação Xuxa Meneghel, Maria da Graça Xuxa Meneghel; e empresários. Foto: Ana Nascimento-MDS

Itaipu é uma das 24 empresas brasileiras que assinaram, na manhã desta segunda-feira (23), no Rio de Janeiro, a “Declaração de Compromisso Corporativo no Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A cerimônia foi na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) e contou com a presença do ministro da Secretaria de Direitos Humanos, Paulo Vannuchi, e da ministra de Desenvolvimento Social, Márcia Lopes.

Representaram a usina o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; a diretora-financeira executiva, Margaret Groff; a coordenadora executiva do Programa de Responsabilidade Social da AS.GB, Rosângela da Silva; e a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez.

A iniciativa do pacto é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e da organização não governamental Terra dos Homens. Entre as empresas e instituições signatárias do documento estão Vale, Petrobras, Caixa, Banco do Brasil, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundação Xuxa Meneghel. Do sistema elétrico, além de Itaipu, Eletrobras e a Eletronorte.

Samek assina o documento por Itaipu. Foto: Ana Nascimento-MDS

“Foi uma cerimônia bastante emotiva, com a leitura do depoimento de uma moça e de um rapaz que foram vítimas de exploração sexual. Depois, a Xuxa (Meneghel, apresentadora de tevê) destacou que o tema tem que causar indignação nas pessoas para que isso não fique corriqueiro e seja sempre lembrado”, relatou Rosângela da Silva.

A Fundação Xuxa Meneghel dará apoio ao projeto Viva Vida, que prevê a formação profissional, com ações de educação continuada e de parcerias com o mercado de trabalho.

Segundo Rosângela, um dos principais compromissos assumidos pelas empresas signatárias é convencer e mobilizar a rede de fornecedores para que também assinem o pacto, ampliando o poder de ação contra a exploração infantil. “A gente já tem uma relação dos nossos maiores fornecedores e já estamos trabalhando com eles”, antecipou.

Objetivos

Rosângela ressaltou que Itaipu é a única empresa do setor elétrico que faz um trabalho focado na proteção da criança e do adolescente, com o PPCA. Tanto que a própria Eletronorte esteve em Foz para conhecer o projeto. “Nosso objetivo é replicar (o projeto) em todo o setor elétrico”, indicou.

Faz parte deste trabalho, entre outras ações, a revitalização do viaduto entre as avenidas Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves. Nos muros do viaduto serão pintados trabalhos de grafitagem de artistas brasileiros, paraguaios e argentinos, tendo como tema justamente a violência contra crianças e adolescentes. A inauguração do novo espaço está marcada para o dia 2 de setembro, com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Fonte: JIE

Ministro da Saúde abre reunião do GT-Saúde em Posadas

O ministro secretário da Saúde da Província de Misiones, na Argentina, José Daniel Guccione e a vice-governadora, Sandra Gimenez, abriram nesta terça-feira a octagésima reunião do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Itaipu Saúde).

No entendimento do ministro, esta primeira reunião na Argentina representa a consolidação do grupo e da política do Governo Federal da Argentina

Para Sandra, é fundamental manter e fortalecer esta união para melhorar a qualidade de vida da população da Tríplice Fronteira e, ainda, minimizar as diferenças desses povos.

Após a abertura serão apresentadas as políticas públicas sobre DST/Aids dos três países, além dos detalhes de um projeto para capacitação de profissionais da rede de atenção primária, a fim de aprimorar as técnicas de detecção precoce de câncer de mama e de colo uterino.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Grafitagem na prática

A técnica do grafite foi apresentada nesse final de semana a um grupo de 25 amadores, entre eles vários jovens do projeto Plugado!, que vão ajudar na pintura do viaduto entre as avenidas Juscelino Kubitscheck e Tancredo Neves. A maior tela de Foz do Iguaçu já está sendo preparada – a partir desta segunda-feira (23), a Prefeitura pinta o viaduto para fazer a "base".


Durante a oficina, jovem aprende as técnicas do grafite para aplicar depois, na pintura do viaduto.

A obra, que será coordenada por três dos maiores grafiteiros da América Latina, já tem temática definida: a união de três povos em defesa dos direitos da criança e do adolescente. O projeto, apoiado pela Itaipu, deve ficar pronto até o dia 30 de agosto. Revitalizado, o viaduto deve ser inaugurado pelo presidente Lula em 2 de setembro.

No sábado (21), os jovens ouviram sobre a história da arte de periferia e o poder das mensagens repassadas por ela. No domingo (22), a aula foi prática: o grupo pintou os muros da Escola Municipal Josinete Holler, na Vila A.


Com o spray colorido, Leodivane Pereira, "Leody", deixa sua marca.

Uma das participantes foi a estudante Leodivane Pereira, 16 anos, integrante do Plugado! Ela contou que sempre gostou de desenhar, mas nunca tinha pensado em grafitar. “É uma boa experiência. Pretendo aperfeiçoar meu desenho e continuar grafitando”, afirmou. O tatuador Michel Dal Pizzol, 25 anos, também estava animado. “Esta é uma oportunidade de valorizar a arte de rua”, disse.


O tatuador Michel pretende aplicar as técnicas também no trabalho.

Para o grafiteiro paraguaio Oscar Saul Montania, Oz, um dos coordenadores da pintura, o desafio será grande não apenas pela extensão – depois de pronta, a obra, com 3,5 km², entrará para o Livro dos Recordes –, mas pelo tema. “Será o nosso grito contra a violência e desrespeito com as crianças. Passaremos nossa mensagem através das imagens”, disse.


Davi Linhares ensina sua arte e agradece o reconhecimento de Itaipu.

Além de Oz, os grafiteiros Davi Linhares e Renato Pontello também farão parte da coordenação. “Ser convidado pela Itaipu para fazer um trabalho deste porte é o reconhecimento de nossa arte”, destacou Davi.

GT-Itaipu Saúde se reúne pela primeira vez na Argentina

A 80ª reunião do Grupo de Trabalho Itaipu Saúde (GT-Itaipu Saúde), nesta terça-feira, 24, será pela primeira vez realizada em Posadas, na Argentina.

Durante todo o dia, representantes dos governos municipais, estaduais e federais do Brasil, Paraguai e Argentina debaterão assuntos relacionados a saúde mental, saúde materno-infantil, acidentes e violências, saúde do idoso, saúde do trabalhador, educação permanente e endemias. A abertura será feita pelo secretário de Saúde de Misiones, José Daniel Guccione.

Um dos temas principais da reunião será a apresentação das políticas públicas sobre DST/Aids nos três países, além dos detalhes de um projeto para detecção precoce de câncer de mama e de colo uterino para profissionais da Atenção Primária.

O coordenador do GT-Itaipu Saúde, Joel de Lima, diz que será a maior reunião descentralizada (fora das dependências de Itaipu) promovida pelo grupo. Até agora, mais de 100 pessoas confirmaram presença. Nesta segunda-feira, dois ônibus sairão do Centro Executivo com destino a Posadas.

Fonte: JIE

domingo, 22 de agosto de 2010

Candidato a Secretário Municipal de Saúde?

Pelo nível de conhecimento creio que poderá ocupar a função de Agente Comunitário de Saúde, orientando a população... depois de uma capacitação.

Avaliem:

http://www.youtube.com/watch?v=9lum7x5XCzE&feature=related

Pan-americano de rafting na Itaipu

Campeonato realizado no canal de águas bravas da Itaipu neste sábado, 21/ago, teve o seguinte resultado no feminino:


1 - Costa Rica, Club de rafting feminino CR

2 - Brasil, Canoar

3 - Canadá, Filles de la rouge

4 - Argentina, Rafting las grullas

5 - Argentina, Rafting

6 - Venezuela, Las Nayares

7 - Brasil, Brotas 40º


No masculino as equipes brasileiras ocuparam dois dos três lugares no pódio. Sobraram elogios às condições para a competição, desde o excelente nível do canal de águas bravas até os equipamentos disponibilizados pela Itaipu. A classificação foi a seguinte:

1 - Brasil, Alaya bozo d'água A

2 - Chile, Chile I

3 - Brasil, Alaya bozo d'água B

4 - Argentina, Canon del atuel
5 - Argentina, Betancourt

6 - Paraguai, Paraguai I

7 - Chile, Chile II


sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Itaipu assina declaração de enfrentamento à violência contra criança e adolescentes

A Itaipu e outras 20 empresas assinam, nesta segunda-feira (23), a “Declaração de Compromisso Coorporativo no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. O convite foi feito pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

A assinatura acontecerá às 9h, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Representarão a Itaipu o diretor-geral brasileiro, Jorge Samek; a diretora-financeira executiva, Margaret Groff; a coordenadora executiva do Programa de Responsabilidade Social da AS.GB, Rosângela da Silva, e a coordenadora do Programa de Proteção à Criança e ao Adolescente (PPCA), Gládis Mirtha Baez.


Projeto Plugado! mantido pela Itaipu beneficia jovens carentes de Foz

A declaração orientará a conduta ética das empresas signatárias, consideradas geradoras de riquezas às comunidades onde atuam e para o País. Além de Itaipu, consta na lista a Petrobras, Banco do Brasil, Eletronorte, Caixa Econômica Federal, Fundação Xuxa Meneghel, Firjan e Fundação Vale.

A minuta do documento determina que as 21 instituições devem pautar seus negócios focados na proteção da criança, evitando toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência e opressão.

O texto diz ainda que “devem repudiar a prática ou exploração de qualquer tipo de trabalho forçado ou infantil e desenvolver políticas empresariais éticas contra qualquer forma de exploração sexual infanto-juvenil”. O documento propõe a promoção de atividades de sensibilização dos empregados sobre tudo que seja relevante para a efetivação do documento.

Reconhecimento

Segundo Gládis Mirtha, o convite para a assinatura é o reconhecimento de um trabalho desenvolvido pela Itaipu desde 2003 no enfrentamento à violência. “A Secretaria de Direitos Humanos convidou apenas as maiores empresas com trabalhos neste tema tão polêmico e complexo. E a Itaipu foi uma delas”, afirmou.


Para Joel de Lima, assistente do diretor-geral, embora a empresa venha atuando no fortalecimento das políticas públicas de proteção aos jovens na fronteira, a adesão a este pacto indica a pré-disposição da Itaipu em ampliar suas atividades, principalmente no envolvimento de parceiros e fornecedores.

Ações

Uma das ações de Itaipu na prevenção da exploração sexual infanto-juvenil na região foi colaborar na criação da Rede Proteger. A Itaipu desenvolve em parceria com a Federação Brasileira de Canoagem o Projeto Meninos do Lago. O projeto “Plugados!” é outra ação da empresa para oferecer aos jovens uma profissão.

Ministra incentiva prefeitos a investir em programas sociais


Márcia Lopes, o prefeito Paulo MacDonald e Joel de Lima.

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, incentivou os prefeitos dos municípios lindeiros a investir mais na assistência social. “Assistência social não é assistencialismo. É dever do Estado a auxiliar a comunidade de baixa renda”, disse.

A conversa entre a ministra e os prefeitos ocorreu nesta sexta-feira pela manhã, no Hotel Rafain. A reunião foi aberta pelo assistente do diretor-geral brasileiro Joel de Lima e pelo prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald Ghisi.

Dentro do tema "A efetivação das políticas de assistência social, transferência de renda, segurança alimentar e nutricional no âmbito dos municípios”, a ministra cobrou a apresentação de mais projetos nesta área, como a solicitação de construção de CRAS, bancos de alimentos, restaurantes populares e investimento no Projovem. “Temos muitos recursos a serem repassados aos municípios, mas, para isso, precisamos de projetos”, disse.

Recursos existem, disse a ministra aos prefeitos, mas é preciso que sejam apresentados os projetos para a área social.

IGD

Um dos exemplos é o saldo da Conta do Índice de Gestão Descentralizada (IGD). O valor é depositado todos os meses nas contas das prefeituras para custear a gestão do Programa Bolsa Família e investimentos em programas de assistência social. “Os saldos deveriam estar próximos de zero, mas não estão”, afirmou.

Dos 16 municípios lindeiros, Foz do Iguaçu é maior beneficiado e também tem o maior saldo. Recebe todo mês R$ 27.243,75. Em 19 de agosto, havia R$ 315.817,72 na conta do IGD. O coeficiente da conta de Marechal Cândido do Rondon é cerca de 37 vezesmaior que o recurso recebido mensalmente. Novo Mundo, no Mato Grosso do Sul, tem o menor saldo, R$ 999,80, 30% menos que o repasse mensal, de R$ 1.542. “Se não fossem os programas de transferência de renda, que retiraram quase 30 milhões de pessoas da linha da pobreza nos últimos anos, o Brasil não estaria crescendo na mesma proporção”, disse a ministra.

Na plateia, prefeitos e representantes dos municípios lindeiros ao reservatório.

Bolsa Família

Atualmente, 25.145 famílias são beneficiadas pelo programa Bolsa Família, nos 16 municípios lindeiros. Os valores repassados todos os meses são de R$ 2,036 milhões. Em todo o Brasil, são atendidas 12.582.844 famílias. Somente este ano, o MDS repassou mais de R$ 13 bilhões para o Bolsa Família. Esses recursos, somados ao que é investido em outros programas sociais, como construção de cisternas, cozinhas comunitárias, restaurantes populares e bancos de alimentos, sobem para R$ 39 bilhões.

Fonte: JIE

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Ministra do Desenvolvimento Social tem encontro com prefeitos da região

A ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Helena Carvalho Lopes, tem um encontro nesta sexta-feira, 20, com os prefeitos dos 29 municípios da Bacia do Paraná 3. A reunião será realizada no Salão Cedro, do Rafain Palace Hotel, com início às 9h.

A ministra fará uma apresentação sobre "A efetivação das políticas de assistência social, transferência de renda, segurança alimentar e nutricional no âmbito dos municípios.

No período da tarde, os prefeitos participam da Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu.

As atividades recebem o apoio Itaipu Binacional.

Samek bate-papo com jornalistas de Foz e região

De um modo informal e longe do gabinete, o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek, fez um balanço de sua gestão frente à binacional, desde 2003, para um grupo de, aproximadamente, 60 jornalistas e colunistas de Foz do Iguaçu e dos municípios vizinhos, na última quarta-feira. “Parece que foi ontem, mas estamos aqui há mais de sete anos”, disse.


De um modo informal, Samek fez balanço de sua gestão

Segundo Samek, a atuação dele na Itaipu está diretamente ligada à postura do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. E, neste modo de fazer gestão, citou alguns dos resultados conquistados pela região neste período.

Bate-papo reuniu cerca de 60 jornalistas de Foz e região

Entre eles, o aumento da potência instalada da Hidrelétrica, a efetivação do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a implantação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e, principalmente, a integração entre os países da Tríplice Fronteira. “Vários Estados queriam sediar a Unila, mas graças aos resultados do PTI conseguimos trazer para Foz”, destacou.

Para Samek, a Linha de Transmissão que levará energia de Foz até Assunção, no Paraguai, é outro exemplo de união entre os povos. “O Lula atuou em todas as áreas, mas sempre focou na integração. Procuramos seguir esta linha na Itaipu”, disse.

Turismo

De acordo com ele, a empresa vem desenvolvendo uma série de programas sociais e ambientais para melhorar a qualidade de vida da população de seu entorno, fortalecendo as políticas públicas do Governo Federal, mas impôs outro grande desafio: a Itaipu ter atrativos suficientes para garantir maior permanência dos turistas. “Quando conseguirmos que os mais de 1 milhão de turistas que visitam Foz todo ano permaneçam mais um dia na cidade e nos municípios vizinhos, a geração de emprego e renda será duplicada,” frisou.

No entendimento do diretor de Itaipu, a comunidade iguaçuense precisa se unir e buscar uma cidade melhor. “Foz do Iguaçu tem tudo para ser o melhor município do Brasil. Para isso, comunidade e autoridades precisam se unir”, aconselhou.

Futuro
Jornalistas fizeram questionamentos sobre o futuro de Itaipu e, da cidade

Questionados pelos jornalistas, Samek fez algumas previsões para o futuro e não escondeu o desejo de permanecer na direção da Usina. “Entre outros projetos iniciados nesta gestão, gostaria muito de ver o prédio da Unila ser construído”, afirmou.

Sobre as questões políticas, Samek disse que se afastou dos espaços da política partidária para, como Diretor da Itaipu, dedicar-se mais à execução dos projetos visando o desenvolvimento regional.

Esta foi a tônica da sua atuação nos últimos sete anos, e os resultados são conhecidos por todos.